Aprenda a coletar, processar e analisar dados na formação de Do Zero à Análise de Dados Econômicos e Financeiros com Python.
Características da Volatilidade
Ainda que a volatilidade seja bem definida, ela não é diretamente observada na prática. Nós observamos os preços dos ativos e seus derivativos. A volatilidade deve ser, então, estimada com base nesses preços observados. Ainda, ela apresenta algumas características comuns associadas aos retornos dos ativos. Listamos abaixo algumas delas:
- A volatilidade é alta em certos períodos e baixa em outros, configurando o que a literatura chama de volatility clusters;
- A volatilidade evolui de maneira contínua, de modo que saltos não são comuns;
- A volatilidade costuma variar em um intervalo fixo;
- A volatilidade costuma reagir de forma diferente a um aumento muito grande nos preços e a um decréscimo igualmente muito grande, com o último representando maior impacto.
Essas características implicam que, de modo geral, a volatilidade é uma série estacionária. Ademais, essas características determinam a forma como os modelos serão construídos.
De fato, alguns modelos de volatilidade são formatados justamente para corrigir a inabilidade dos atualmente existentes em capturar algumas das características mencionadas acima.
Modelos de Volatilidade
Volatilidade Realizada (Desvio-Padrão)
Criamos a volatilidade realizada através do cálculo do desvio padrão em janelas móveis em 5 dias.
Modelo GARCH
O Modelo GARCH foi proposto por Bollerslev (1986), como uma versão melhorada do modelo ARCH produzido por Engle (1982). Definimos
onde é uma variável aleatória IID.
Podemos utilizar a distribuição Normal, t-Student, t-student assimétrica, etc.
é o processo da variância e possui componente autoregressiva e
dependência de .
Aqui, representa , onde é o peso alocado a taxa de variância de longo prazo , é o peso alocado a e é peso alocado a
Depois que , e foram estimados, podemos calcular como . A variância de longo prazo VL pode então ser calculada como . Para um processo GARCH(1,1) estável, precisamos que . Caso contrário, o peso aplicado à variância de longo prazo é negativo.
Abaixo, estimamos o GARCH(1,1) para a série de retornos diários do Ibovespa, tomando como equação da média um AR(1), e uma distribuição t de student assimétrica.
Support Vector Regression: GARCH (SVR-GARCH)
SVR-GARCH é uma abordagem híbrida que combina Support Vector Regression (SVR) e modelos GARCH (Generalized Autoregressive Conditional Heteroskedasticity) para previsão de séries temporais financeiras. O SVR é utilizado para modelar e prever a volatilidade, enquanto o GARCH ajusta a variância condicional da série temporal.
Para tratar do problema de separação linear do SVR, utilizamos duas funções kernels:
- **Kernel Radial (Gaussiano)**
onde é o parâmetro que define a largura do kernel.
- **Kernel Exponencial**
onde é o parâmetro que define a largura do kernel.
onde é a entrada, é o viés ou constante, e é uma combinação linear de .
Neural Network
Quer aprender mais?
Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.