Avaliando a evolução do Funcionalismo Público nos Estados Brasileiros usando Controle Sintético no R

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

O objetivo deste exercício é introduzir o uso do método de Controle Sintético na linguagem de programação R, aplicando-o a um exemplo prático relevante para a análise de políticas públicas. Vamos focar na utilização dessa técnica para avaliar o impacto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sobre o número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros, com ênfase no caso do Rio de Janeiro.

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O que é RRF?

O Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foi instituído em 2017, por meio da Lei Complementar nº 159, de 19 de maio de 2017. O Regime visa a auxiliar Estados e o Distrito Federal que, eventualmente, se defrontem com grave desequilíbrio fiscal.

Para que os ajustes das contas públicas sejam implementados, requer-se a ação planejada, coordenada e transparente de todos os Poderes, órgãos, entidades e fundos da Unidade da Federação para corrigir os desvios que afetam o equilíbrio das contas públicas.

Em termos gerais, o RRF constitui estrutura legal que permite que estados em situação de desequilíbrio fiscal gozem de benefícios, como a flexibilização de regras fiscais, concessão de operações de crédito e a possibilidade de suspensão do pagamento da dívida, desde que a Unidade da Federação adote reformas institucionais que objetivem a reestruturação do equilíbrio fiscal.

Exigências

Durante a vigência do RRF, o Ente deve respeitar conjunto de vedações que visam a restringir a expansão das despesas e a concessão de benefícios fiscais. Ficam vedadas, por exemplo, a concessão de reajustes salariais, a realização de concursos públicos e a alteração de alíquotas que implique redução de arrecadação. Essas vedações, no entanto, não são rígidas, podendo ser flexibilizadas caso o Estado demonstre que a flexibilização não impactará o atingimento do equilíbrio fiscal.

Estados

Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tiveram seus Planos de Recuperação homologados e os respectivos Regimes encontram-se vigentes. O Estado de Minas Gerais teve o seu pedido de adesão aprovado e, no momento, está elaborando o seu Plano de Recuperação. O início da vigência do RRF mineiro requer que o seu Plano ainda seja homologado.

A figura a seguir ilustra o processo de adesão ao RRF e a etapa em que cada Estado que optou a aderir ao RRF se encontra:

Fonte: Tesouro Transparente
É necessário dizer que a adesão depende de diversos fatores, e causam diferentes mudanças ao longo do tempo para os Estados, portanto, analisar somente o número de vinculações do executivo não é uma medida ideal e suficiente, entretanto, pode nos dar uma ideia de como empregar o Controle Sintético no R.

Controle Sintético

O que é

O Controle Sintético é uma técnica de inferência causal que permite estimar o efeito de uma intervenção (como a implementação do RRF) comparando o resultado observado no grupo tratado (estados que aderiram ao RRF) com o resultado de um grupo de controle sintético. Esse grupo de controle é construído a partir de uma combinação ponderada de estados que não foram tratados, mas que são semelhantes ao grupo tratado em termos de características pré-tratamento.

O método se baseia na ideia de que, se os estados do grupo de controle forem suficientemente semelhantes ao grupo tratado em termos de características pré-tratamento, então a diferença entre os resultados observados nos dois grupos pode ser atribuída ao efeito do tratamento.

Como usar o pacote microsynth

O pacote microsynth em R facilita a implementação do Controle Sintético. Ele permite criar um grupo de controle sintético a partir de um conjunto de dados de características pré-tratamento e estimar o efeito da intervenção.

Acessando os dados

O primeiro passo é carregar os dados que serão utilizados na análise. Os dados devem conter informações sobre as características pré-tratamento dos estados, incluindo o número de vínculos do poder executivo, e o período de tempo que inclui o período pré-tratamento e o período pós-tratamento.

Para obter os dados, usamos o pacote {basedosdados} para acessar facilmente os dados da RAIS.

Rows: ??
Columns: 26
Database: BaseDosDadosConnection
$ ano                              <int> 2021, 2021, 2021, 2021, 2021, 2021, 2…
$ sigla_uf                         <chr> "DF", "DF", "DF", "DF", "CE", "CE", "…
$ id_municipio                     <chr> "5300108", "5300108", "5300108", "530…
$ quantidade_vinculos_ativos       <int> 13, 42, 14, 30, 16, 85, 13, 43, 70, 3…
$ quantidade_vinculos_clt          <int> 13, 42, 14, 30, 16, 85, 13, 43, 70, 3…
$ quantidade_vinculos_estatutarios <int> 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0…
$ natureza_estabelecimento         <chr> NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, N…
$ natureza_juridica                <chr> "4014", "4120", "4120", "4120", "4120…
$ tamanho_estabelecimento          <chr> "4", "5", "4", "5", "4", "6", "4", "5…
$ tipo_estabelecimento             <chr> "3", "2", "3", "3", "3", "1", "3", "3…
$ indicador_cei_vinculado          <int> 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0…
$ indicador_pat                    <int> 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0…
$ indicador_simples                <chr> "0", "0", "0", "0", "0", "0", "0", "0…
$ indicador_rais_negativa          <int> 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0…
$ indicador_atividade_ano          <int> 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1…
$ cnae_1                           <chr> "01112", "01112", "01112", "01112", "…
$ cnae_2                           <chr> "01113", "01113", "01113", "01113", "…
$ cnae_2_subclasse                 <chr> "0111302", "0111399", "0111399", "011…
$ subsetor_ibge                    <chr> "25", "25", "25", "25", "25", "25", "…
$ subatividade_ibge                <chr> NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, N…
$ cep                              <chr> "73355214", "73390200", "71586300", "…
$ bairros_sp                       <chr> NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, N…
$ distritos_sp                     <chr> NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, N…
$ bairros_fortaleza                <chr> NA, NA, NA, NA, "9999", "9999", "9999…
$ bairros_rj                       <chr> NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, NA, N…
$ regioes_administrativas_df       <chr> "19", "19", "5", "5", NA, NA, NA, "5"…

Análise e visualização de dados

Antes de aplicar o Controle Sintético, é importante analisar os dados e visualizar as tendências. Isso ajudará a entender o contexto da análise e a identificar possíveis vieses.

O gráfico abaixo mostra a evolução do número de vínculos do poder executivo nos estados brasileiros ao longo do tempo. Podemos observar que o número de vínculos tem aumentado em geral, mas com variações significativas entre os estados. É importante notar que, nesse período, o Brasil passou por diversas crises econômicas e políticas, o que pode ter impactado o número de vínculos no setor público.

O gráfico abaixo mostra a evolução do número de vínculos do poder executivo nos estados que aderiram ao RRF. Podemos observar a queda no número de vínculos nos estados do RS, RJ e GO, enquanto MG exibiu variações mistas, com acréscimo nos últimos anos.

Controle Sintético

A análise dos gráficos e resultados do Controle Sintético sugere que o RRF pode ter tido um impacto negativo no número de vínculos do poder executivo no Rio de Janeiro, com redução de -1,9%. No entanto, é crucial considerar as seguintes nuances:

  • Limitações do Estudo: O estudo se baseia em dados agregados e não leva em conta as nuances específicas de cada estado. Além disso, o RRF é uma política complexa com diversos objetivos e impactos, e este estudo se concentra apenas em um aspecto específico.
  • Fatores Concomitantes: É importante reconhecer que outros fatores podem ter influenciado o número de vínculos no Rio de Janeiro, como a crise econômica, as políticas de austeridade e as reformas administrativas implementadas pelo estado.
  • Tempo de Implementação: O RRF é uma política de longo prazo, e os seus efeitos podem não ser totalmente perceptíveis no curto prazo. É necessário acompanhar a evolução do número de vínculos ao longo do tempo para avaliar o impacto real do RRF. Podemos verificar essa questão ao comparar RJ com RJ sintético no curto e longo prazo, onde possuem resultados diferentes.
Weight Balance Table: 

                     Targets Weighted.Control All.scaled
Intercept                  1     3.304315e+00       1.00
numero_vinculos.2017  176577     1.805553e+05   92349.93
numero_vinculos.2016  183301     1.887664e+05   94430.30
numero_vinculos.2015  184917     1.890480e+05   96351.11
numero_vinculos.2014  192476     2.025933e+05   99861.74
numero_vinculos.2013  227099     2.107487e+05   96769.52
numero_vinculos.2012  199251     2.051011e+05  100468.81
numero_vinculos.2011  242738     2.307412e+05  101706.48
numero_vinculos.2010  235417     2.373775e+05  110508.48
numero_vinculos.2009  231975     2.354198e+05  106962.96
numero_vinculos.2008  228347     2.283155e+05  105610.22
numero_vinculos.2007  222145     2.258634e+05  102133.56
numero_vinculos.2006  219328     2.135263e+05   98817.37
numero_vinculos.2005  199996     2.076036e+05   96999.48
numero_vinculos.2004  205851     1.958238e+05   95300.00
numero_vinculos.2003  180274     1.870202e+05   91918.30
numero_vinculos.2002  184709     1.860347e+05   89698.44
numero_vinculos.2001  183070     1.792185e+05   82159.07
numero_vinculos.2000  184600     1.797568e+05   82910.26

Results: 

end.post = 2022
                   Trt       Con Pct.Chng Linear.pVal Linear.Lower Linear.Upper
numero_vinculos 798549 814115.64    -1.9%      0.0000       159.0%       305.5%

Os resultados deste estudo, embora preliminares, podem servir como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas sobre o impacto do RRF no funcionalismo público.

É crucial analisar se a redução no número de vínculos no Rio de Janeiro se deve realmente ao RRF ou a outros fatores, e se essa redução é um efeito desejável ou indesejável.

Próximos Passos

Para aprofundar a análise, é necessário:

  • Incluir mais variáveis de controle: Incorporar indicadores socioeconômicos, demográficos e de gestão pública para controlar por outros fatores que podem influenciar o número de vínculos.
  • Utilizar diferentes métodos de estimação: Comparar os resultados do Controle Sintético com outros métodos de inferência causal, como o método de diferenças em diferenças, para verificar a robustez das conclusões.
  • Realizar uma análise de sensibilidade: Verificar se as conclusões se mantêm mesmo com pequenas alterações nos dados ou no modelo.
  • Analisar o impacto do RRF em outros estados: Comparar o impacto do RRF no Rio de Janeiro com o impacto em outros estados que aderiram ao regime, para identificar padrões e diferenças.

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