Palestra "Por um Brasil mais livre" na Católica de Brasília

Amanhã, às 19h45, ministrarei a palestra "Por um Brasil mais livre" na Universidade Católica de Brasília. A ideia da palestra, que terá um foco econômico, é antagonizar uma visão liberal de desenvolvimento com outra, baseada no que chamamos de capitalismo de Estado. Mostrarei que economias baseadas em acordos entre empresários e Estado são mais fechadas, menos produtivas e com preços mais altos. De outra forma, economias onde empresas e indivíduos possuem maior grau de liberdade são justamente aquelas onde a alocação de recursos se faz de maneira mais eficiente. A intervenção do Estado na economia, ao estabelecer "campeões nacionais", cria privilégios para alguns em detrimento de "maiorias mudas". Isso gera, na maior parte dos casos, maior concentração de renda e, portanto, maiores problemas sociais. Na atual conjuntura de crise no país, um Brasil mais livre parece um caminho melhor a percorrer... 🙂

liberdade

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.