Enquanto o Brasil não sai da crise, você pode aprender R conosco...

Era para ter sido em agosto, leitor, mas a rotina de trabalhar de dia e dar aulas à noite anda consumindo muito meu tempo. Acabou ficando para setembro, portanto, as mudanças nesse espaço. Ao invés de ter apenas um blog, esse domínio será substituído por um site que mostre meus serviços de consultoria em macroeconomia, tratamento e análise de dados, além de cursos em  \(\mathbf{R}\) e palestras sobre conjuntura econômica. Os cursos de  \(\mathbf{R}\) , em particular, serão oferecidos para pequenos grupos, em empresas e universidades e serão feitos a duas mãos, por mim e pelo Ricardo Lima. Nós elaboraremos todo o material, composto por apostilas e scripts bem práticos e levaremos para você. Haverá ainda a possibilidade de consultoria on-line e individual para pessoas físicas e jurídicas que queiram se inserir no maravilhoso mundo do  \(\mathbf{R}\) . Gostou? Bom, enquanto tudo isso não fica disponível no site, você pode conferir nossos exercícios de macroeconometria no  \(\mathbf{R}\) por aqui. Divirta-se! 🙂


rstudio

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Qual o hiato do produto no Brasil?

Entender o hiato do produto é fundamental para avaliar o ritmo da economia e as pressões inflacionárias no Brasil. Neste artigo, mostramos como estimar essa variável não observável a partir dos dados do PIB, explorando diferentes metodologias — de regressões simples a modelos estruturais — e discutindo as limitações e incertezas que cercam cada abordagem.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.