Nasce um novo grupo de estudos macroeconômicos - SAMA

Os leitores mais antigos desse blog talvez se lembrem que a parceria entre o Vítor Wilher e eu se iniciou efetivamente com a criação do, infelizmente agora extinto, Grupo de Estudos sobre Conjuntura Econômica (GECE), um grupo fortemente baseado no famoso grupo NEPOM, na época liderado pelo Prof. Cláudio Shikida.

Eu acredito que a ideia principal sempre foi dar um ar mais prático aos alunos de economia, principalmente através do uso de ferramentas quantitativas. Este objetivo de tornar o estudo econômico mais prático e menos teórico felizmente não morreu junto com GECE.  Ele sobreviveu, por exemplo, com a reestruturação deste blog e com o desenvolvimento dos cursos aqui oferecido.

Agora, após alguns meses de trabalho, fico feliz de finalmente poder dizer que "fiz minha parte" em relação a levar à frente o legado do NEPOM e do GECE.

No final do mês passado nasceu oficialmente, no Departamento de Economia da Universidade de Estocolmo, o  Student Association of Macroeconomic Analysis, ou SAMA; um grupo de estudos macroeconômicos que, obviamente, tem como ferramenta principal o R. No momento, o grupo consiste de alunos de todos os níveis, desde da graduação até o doutorado, dos cursos de administração, economia e estatística.

O nosso objetivo no SAMA é de ter, no mínimo, um post por semana abordando algum tópico econômico. Até o presente momento os posts abordaram tópicos como, por exemplo, o poder preditivo de variáveis financeiras em relação a inflação futura, métodos alternativos de avaliação de previsão (utilizando Log Scores) e o efeito do câmbio no nível de preços (utilizando modelos SVAR combinando restrições de curto e longo prazo).

Espero que este novo blog sirva de inspiração para alunos de economia, assim como o NEPOM serviu de inspiração para nós.

Boa leitura!

sama

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise regional do mercado de trabalho com dados do CAGED usando Python

Os microdados dos CAGED fornecem informações detalhadas a nível de cidade, sexo, raça, nível de instrução, idade, salário e outras sobre os trabalhadores formais do Brasil, possibilitando ricas análises regionais de dados. Neste artigo mostramos como acessar, processar e analisar estes dados utilizando o Python.

Transfer Learning: mostrando porque o Python está na ponta do desenvolvimento

A aprendizagem por transferência (transfer learning) é o reuso de um modelo pré-treinado em um novo problema. Portanto, sua utilização torna-se um avanço enorme para a previsão de diferentes tipos de variáveis, principalmente para aquelas ordenadas no tempo. Mostramos nesta postagem o uso do Transfer Learning com o Python para o caso de Séries Temporais.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.