Avaliando o impacto do aumento do bolsa família nas despesas orçamentárias totais usando Propensity Score

Introdução

Neste exercício, avaliamos o impacto do aumento do programa Bolsa Família sobre as despesas orçamentárias totais das famílias brasileiras, utilizando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018. O método empregado foi o Propensity Score Matching (PSM), que visa emparelhar famílias que receberam o benefício com aquelas que não receberam, buscando controlar por possíveis vieses de seleção observáveis. A análise foi realizada em R, onde utilizamos diversos pacotes para coleta de dados, cálculo do propensity score, matching e estimativa dos efeitos.

Avaliação de Impacto e Propensity Score Matching

O Propensity Score Matching (PSM) é uma técnica de avaliação de impacto que permite simular as condições de um experimento controlado, emparelhando unidades de tratamento (famílias que recebem o Bolsa Família) com unidades de controle (famílias que não recebem o benefício), de forma que ambos os grupos sejam comparáveis em termos de características observáveis. O objetivo é estimar o Efeito Médio do Tratamento sobre os Tratados (ATT), ou seja, o impacto médio do aumento do Bolsa Família nas despesas orçamentárias totais das famílias beneficiadas.

Dados

Para realizar a análise, os dados foram coletados a partir da Base dos Dados, utilizando as tabelas referentes às despesas coletivas e informações dos moradores da POF 2017-2018. Tomamos como ponto de referência para o recebimento do Bolsa Família famílias com renda total per capita abaixo de 170 reais.

Modelo

Avaliação do Propensity Score

Após a coleta dos dados, foi implementado o cálculo do Propensity Score usando um modelo de regressão logística (glm) para prever a probabilidade de uma família ser beneficiada com o Bolsa Família, com base nas covariáveis como idade, sexo, raça/cor, anos de estudo, e região.

Código

Call:
glm(formula = tratamento ~ idade + sexo + raca_cor + anos_estudo + 
    situacao + regiao, family = binomial(), data = dados)

Coefficients:
                Estimate Std. Error z value Pr(>|z|)    
(Intercept)     0.017610   0.111253   0.158    0.874    
idade          -0.061917   0.001372 -45.133  < 2e-16 ***
sexo2           0.478163   0.034689  13.784  < 2e-16 ***
raca_cor2       0.292215   0.058692   4.979 6.40e-07 ***
raca_cor3       0.370513   0.246465   1.503    0.133    
raca_cor4       0.252897   0.043282   5.843 5.13e-09 ***
raca_cor5       0.233691   0.211891   1.103    0.270    
raca_cor9      -0.191785   0.426159  -0.450    0.653    
anos_estudo    -0.160653   0.004415 -36.385  < 2e-16 ***
situacao2       0.547094   0.037572  14.561  < 2e-16 ***
regiaonordeste  1.270255   0.072379  17.550  < 2e-16 ***
regiaonorte     1.377499   0.075863  18.158  < 2e-16 ***
regiaosudeste   0.518487   0.080322   6.455 1.08e-10 ***
regiaosul      -0.032775   0.099705  -0.329    0.742    
---
Signif. codes:  0 '***' 0.001 '**' 0.01 '*' 0.05 '.' 0.1 ' ' 1

(Dispersion parameter for binomial family taken to be 1)

    Null deviance: 30596  on 57917  degrees of freedom
Residual deviance: 25480  on 57904  degrees of freedom
AIC: 25508

Number of Fisher Scoring iterations: 6
  • Idade (idade, Coeficiente: -0.0619): A idade tem um impacto negativo significativo na probabilidade de uma família receber o Bolsa Família. Isso significa que, conforme a idade do chefe de família aumenta, a chance de receber o benefício diminui.
  • Sexo (sexo2, Coeficiente: 0.4782): Mulheres têm uma probabilidade significativamente maior de receber o benefício, em comparação aos homens (sexo 1 é a classe de referência).
  • Raça/Cor:
    • raca_cor2 (Coeficiente: 0.2922): Indivíduos da raça/cor 2 (pretos) têm maior chance de receber o Bolsa Família em relação à classe de referência raca_cor1 (brancos).
    • raca_cor4 (Coeficiente: 0.2529): Pardos também têm uma maior chance em comparação à classe de referência.
  • Anos de Estudo (anos_estudo, Coeficiente: -0.1607): Quanto maior o nível de escolaridade, menor a probabilidade de a família ser beneficiada pelo Bolsa Família. Isso reflete a tendência de que o programa atenda famílias com menor escolaridade.
  • Região:
    • Nordeste (regiaonordeste, Coeficiente: 1.2703): Famílias da região Nordeste têm uma probabilidade muito maior de serem beneficiadas em relação àquelas do Centro-Oeste (classe de referência).
    • Norte (regiaonorte, Coeficiente: 1.3775): Famílias da região Norte também têm maior probabilidade de serem beneficiadas.

Avaliação do Pareamento

Utilizamos o método de Nearest Neighbor Matching para emparelhar as famílias tratadas com as não tratadas, com base no propensity score calculado.

Após o pareamento, o balanceamento das covariáveis foi avaliado, mostrando que o processo de matching reduziu consideravelmente os desvios entre os grupos de tratamento e controle, tornando os grupos comparáveis.

Código

Call:
matchit(formula = tratamento ~ idade + sexo + raca_cor + anos_estudo + 
    situacao + regiao, data = dados, method = "nearest", distance = "glm", 
    link = "probit")

Summary of Balance for All Data:
                   Means Treated Means Control Std. Mean Diff. Var. Ratio
distance                  0.1742        0.0661          0.9124     2.5488
idade                    41.7223       50.5102         -0.6815     0.6665
sexo1                     0.5217        0.5895         -0.1358          .
sexo2                     0.4783        0.4105          0.1358          .
raca_cor1                 0.2088        0.3938         -0.4552          .
raca_cor2                 0.1393        0.1125          0.0774          .
raca_cor3                 0.0049        0.0053         -0.0052          .
raca_cor4                 0.6384        0.4814          0.3268          .
raca_cor5                 0.0070        0.0052          0.0210          .
raca_cor9                 0.0016        0.0018         -0.0044          .
anos_estudo               6.1500        8.3544         -0.5322     0.6995
situacao1                 0.6249        0.7860         -0.3329          .
situacao2                 0.3751        0.2140          0.3329          .
regiaocentro-oeste        0.0550        0.1295         -0.3268          .
regiaonordeste            0.4953        0.3175          0.3557          .
regiaonorte               0.2614        0.1336          0.2908          .
regiaosudeste             0.1400        0.2673         -0.3666          .
regiaosul                 0.0482        0.1521         -0.4848          .
                   eCDF Mean eCDF Max
distance              0.2932   0.4612
idade                 0.0955   0.2400
sexo1                 0.0678   0.0678
sexo2                 0.0678   0.0678
raca_cor1             0.1850   0.1850
raca_cor2             0.0268   0.0268
raca_cor3             0.0004   0.0004
raca_cor4             0.1570   0.1570
raca_cor5             0.0017   0.0017
raca_cor9             0.0002   0.0002
anos_estudo           0.1297   0.2168
situacao1             0.1612   0.1612
situacao2             0.1612   0.1612
regiaocentro-oeste    0.0745   0.0745
regiaonordeste        0.1778   0.1778
regiaonorte           0.1278   0.1278
regiaosudeste         0.1272   0.1272
regiaosul             0.1039   0.1039

Summary of Balance for Matched Data:
                   Means Treated Means Control Std. Mean Diff. Var. Ratio
distance                  0.1742        0.1740          0.0017     1.0091
idade                    41.7223       41.8521         -0.0101     0.9239
sexo1                     0.5217        0.5305         -0.0177          .
sexo2                     0.4783        0.4695          0.0177          .
raca_cor1                 0.2088        0.2036          0.0126          .
raca_cor2                 0.1393        0.1300          0.0269          .
raca_cor3                 0.0049        0.0033          0.0234          .
raca_cor4                 0.6384        0.6559         -0.0364          .
raca_cor5                 0.0070        0.0056          0.0168          .
raca_cor9                 0.0016        0.0016          0.0000          .
anos_estudo               6.1500        6.0739          0.0184     0.9302
situacao1                 0.6249        0.6407         -0.0327          .
situacao2                 0.3751        0.3593          0.0327          .
regiaocentro-oeste        0.0550        0.0489          0.0266          .
regiaonordeste            0.4953        0.4858          0.0191          .
regiaonorte               0.2614        0.2740         -0.0286          .
regiaosudeste             0.1400        0.1426         -0.0074          .
regiaosul                 0.0482        0.0487         -0.0022          .
                   eCDF Mean eCDF Max Std. Pair Dist.
distance              0.0000   0.0028          0.0018
idade                 0.0047   0.0144          0.3477
sexo1                 0.0089   0.0089          0.4403
sexo2                 0.0089   0.0089          0.4403
raca_cor1             0.0051   0.0051          0.3142
raca_cor2             0.0093   0.0093          0.3687
raca_cor3             0.0016   0.0016          0.1169
raca_cor4             0.0175   0.0175          0.3361
raca_cor5             0.0014   0.0014          0.1510
raca_cor9             0.0000   0.0000          0.0028
anos_estudo           0.0101   0.0242          0.3693
situacao1             0.0158   0.0158          0.3706
situacao2             0.0158   0.0158          0.3706
regiaocentro-oeste    0.0061   0.0061          0.1697
regiaonordeste        0.0096   0.0096          0.3751
regiaonorte           0.0126   0.0126          0.4072
regiaosudeste         0.0026   0.0026          0.2169
regiaosul             0.0005   0.0005          0.1609

Sample Sizes:
          Control Treated
All         53626    4292
Matched      4292    4292
Unmatched   49334       0
Discarded       0       0

  • Número de Observações:
    • Antes do Emparelhamento: Havia 4.292 unidades tratadas (famílias que recebem o Bolsa Família) e 53.626 unidades de controle (famílias que não recebem).
    • Após o Emparelhamento: Todas as 4.292 unidades tratadas foram emparelhadas com 4.292 unidades de controle, indicando que o emparelhamento foi bem-sucedido.

Balanceamento de Covariáveis

  • Antes do Matching:
    • As covariáveis apresentavam diferenças consideráveis entre os grupos de tratamento e controle. Por exemplo, a média de idade era 41.7 anos para o grupo tratado e 50.5 anos para o grupo controle, com um desvio padronizado de -0.6815, indicando um grande desbalanceamento.
    • A distribuição de anos de estudo e as proporções de regiões geográficas também mostravam grandes diferenças entre os grupos, evidenciando a necessidade de emparelhamento para tornar os grupos comparáveis.
  • Após o Matching:
    • O balanceamento das covariáveis melhorou significativamente. Por exemplo, a média de idade entre os dois grupos emparelhados era praticamente idêntica: 41.7 anos para o grupo tratado e 41.9 anos para o grupo controle, com um desvio padronizado de apenas -0.0101, indicando excelente balanceamento.
    • As outras covariáveis (sexo, raça/cor, anos de estudo, e região) também apresentaram reduções drásticas nos desvios padronizados, indicando que o emparelhamento foi eficaz em tornar os grupos comparáveis.

O emparelhamento foi bem-sucedido em reduzir as diferenças iniciais entre os grupos tratados e de controle. O balanceamento das covariáveis foi alcançado com sucesso, o que sugere que o impacto do Bolsa Família pode ser comparado de maneira mais robusta entre os dois grupos, uma vez que o viés de seleção com base nas covariáveis observadas foi substancialmente reduzido.

Resultado do Efeito Médio de Tratamento

O modelo avalia o efeito médio do tratamento sobre os tratados (ATT), ou seja, o impacto do programa Bolsa Família sobre os gastos orçamentários (despesa_total).

Código

 Estimate Std. Error     z Pr(>|z|)    S 2.5 % 97.5 %
    -1104        147 -7.53   <0.001 44.1 -1392   -817

Term: tratamento
Type:  response 
Comparison: mean(1) - mean(0)
Columns: term, contrast, estimate, std.error, statistic, p.value, s.value, conf.low, conf.high, predicted_lo, predicted_hi, predicted 

Estimativa do Efeito do Tratamento

Estimativa (Estimate = -1104): A estimativa indica que, em média, as pessoas que recebem o Bolsa Família têm R$ 1.104 a menos de despesa total em comparação com aquelas que não recebem o benefício. Esse é o efeito médio do tratamento sobre os tratados (ATT), calculado como a diferença média entre os dois grupos, ajustada pelas covariáveis (idade, sexo, raça/cor, anos de estudo, situação e região).

Essa estimativa é negativa, sugerindo que o Bolsa Família não proporciona um aumento no valor gasto em despesas totais, devido ao aumento da renda ocasionado pelo programa.

p-valor < 0.001: O valor-p muito pequeno (menor que 0.001) indica que a probabilidade de essa diferença ser devida ao acaso é extremamente baixa. Portanto, podemos concluir que a diferença entre os dois grupos é estatisticamente significativa.

Conclusão

O Bolsa Família parece estar associado a uma redução significativa nos gastos orçamentários das famílias que recebem o benefício. Em média, as famílias beneficiárias do Bolsa Família gastam R$ 1.104 a menos do que as famílias não beneficiárias, com alta significância estatística e um intervalo de confiança relativamente estreito.

Colocamos como ressalvas a simplicidade dos pressupostos e especificação do modelo de Propensity Score, bem como não ser realizado comparativos de diferentes métodos de Propensity Score e Matching, portanto, o resultado encontrado neste exercício pode não ser usado com a finalidade de tomada de decisão para estudos e avaliação de impacto, mas, meramente auxilio na construção de exercícios aplicados à avaliação de impacto usando a linguagem R, usando todo o processo de coleta, análise e modelagem de dados.

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