Exercício do Wooldridge: variáveis instrumentais e TSLS

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"] Tem novidade por aqui, pessoal. Visando melhorar o processo de aprendizagem dos membros do Clube do Código, eu resolvi fazer algumas reformulações. O Clube passa agora a ter seis áreas: Exercícios Macroeconométricos, com publicação de discussões conjunturais da macroeconomia sob um ponto de vista econométrico; Apresentações em Beamer/LaTeX sobre indicadores macroeconômicos; Relatórios em LaTeX também sobre indicadores macroeconômicos; Ebooks com uma coletânea das publicações do Clube; Notas Técnicas sobre pacotes do \mathbf{R}; e a grande novidade, Exercícios do Wooldridge feitos com o \mathbf{R}.

Além dessa reformulação no ambiente interno, que já foi feita, também mudei um pouco os planos. Agora, no Plano Titular, o membro tem acesso ao Curso de Introdução ao R e no Plano Premium tem acesso também aos Cursos de Análise de Conjuntura usando o R e ao novo Curso de Introdução à Econometria usando o R da Análise Macro, que será liberado a partir de 25/09. Assim, membros que ainda não tenham conhecimento de \mathbf{R} e/ou de econometria poderão adquirir esses conhecimentos nos nossos cursos e praticar com os exercícios do Clube.

[/et_pb_text][et_pb_button admin_label="Botão" button_url="https://analisemacro.com.br/clube-do-codigo/" url_new_window="off" button_text="Conhecer o Clube do Código" button_alignment="center" background_layout="light" custom_button="off" button_letter_spacing="0" button_use_icon="default" button_icon_placement="right" button_on_hover="on" button_letter_spacing_hover="0"] [/et_pb_button][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Exercícios do Wooldridge: retorno da educação para mulheres casadas

A grande novidade dessa reformulação fica mesmo pelos exercícios do livro clássico de Jeffrey Wooldridge, de Introdução à Econometria. O livro é replete de exemplos e exercícios práticos envolvendo os conceitos econométricos discutidos pelo autor. Para ilustrar, o primeiro exercício dessa série é sobre variáveis instrumentais e o método de mínimos quadrados em dois estágios, sobre o retorno da educação para mulheres casadas - exemplo 15.1 do livro. Abaixo, o leitor pode baixar o pdf gratuitamente clicando na figura, a título de degustação dessa nova fase do Clube.

Espero com essa iniciativa contribuir com a melhoria do aprendizado de ferramentas econométricas por parte de estudantes, professores e mesmo profissionais de mercado. Para conhecer o Clube, clique aqui.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.