Fatores externos explicam a dinâmica do PIB?

A edição 59 do Clube do Código, de autoria de Renato Lerípio, aborda um tema comumente discutido entre economistas: fatores externos explicariam o a dinâmica do PIB brasileiro? Para responder a essa pergunta, foi estimado o seguinte modelo:

(1)   \begin{align*}PIB^{Brasil}_t = \alpha + \beta_1 PIB^{Externo}_t + \beta_2 \Delta TT_t + \beta_3TB^{10yr}_t + \beta_4 log(EMBI_t) + \beta_5 (TB^{10yr}_t \times log(EMBI_t)) + \epsilon_t\end{align*}

Os resultados da estimação apontam que o crescimento do PIB Externo e dos termos de troca são positivamente relacionados com o desempenho da economia brasileira, ao passo que o aumento dos juros dos títulos americanos e do risco se relacionam negativamente com a atividade nacional.

O ajuste do modelo também é bastante razoável, se levarmos em consideração o baixo nível de complexidade. Mais especificamente, as variáveis incluídas explicam cerca de 40% da variação observada no PIB brasileiro (R^2-ajustado) -- os 60% restantes seriam explicados por fatores domésticos, externos não capturados nas variáveis e erros de natureza estocástica.

Os códigos para replicar o modelo estão disponíveis no repositório privado do Clube do Código no github.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsões do Boletim Focus em Anos Eleitorais

Eleições são momentos de incerteza, mas os dados do Boletim Focus mostram que nem toda incerteza é igual. Ao analisar as previsões de inflação, juros e câmbio nos anos que antecederam as eleições de 2014, 2018 e 2022, este post investiga como o mercado revisa cenários macroeconômicos ao longo do tempo.

Como Medir o Ciclo das Concessões de Crédito usando Python

Este exercício apresenta uma análise quantitativa da relação entre o ciclo de concessões de crédito, a atividade econômica e a política monetária no Brasil. Utilizando a linguagem Python, o estudo aplica técnicas de decomposição de séries temporais (X13-ARIMA e Filtro HP) para isolar os componentes cíclicos dos dados. Os resultados da modelagem econométrica confirmam a pró ciclicidade do crédito em relação ao hiato do produto e sua sensibilidade às variações no hiato da taxa de juros real.

Choque de juros e renda em bens duráveis e não duráveis usando Python

Este artigo analisa a dinâmica do consumo no Brasil utilizando Python e modelos de Vetores Autorregressivos (VAR). Ao segregar bens duráveis e não duráveis, o estudo quantifica a sensibilidade a choques de juros e renda. Criamos todo o processo através do ciclo de dados: coleta, tratamento, análise de dados, modelagem e apresentação dos resultados, tudo automatizado usando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.