Clube do Código

Fatores externos explicam a dinâmica do PIB?

By 2 de maio de 2019 No Comments

A edição 59 do Clube do Código, de autoria de Renato Lerípio, aborda um tema comumente discutido entre economistas: fatores externos explicariam o a dinâmica do PIB brasileiro? Para responder a essa pergunta, foi estimado o seguinte modelo:

(1)   \begin{align*}PIB^{Brasil}_t = \alpha + \beta_1 PIB^{Externo}_t + \beta_2 \Delta TT_t + \beta_3TB^{10yr}_t + \beta_4 log(EMBI_t) + \beta_5 (TB^{10yr}_t \times log(EMBI_t)) + \epsilon_t\end{align*}

Os resultados da estimação apontam que o crescimento do PIB Externo e dos termos de troca são positivamente relacionados com o desempenho da economia brasileira, ao passo que o aumento dos juros dos títulos americanos e do risco se relacionam negativamente com a atividade nacional.

O ajuste do modelo também é bastante razoável, se levarmos em consideração o baixo nível de complexidade. Mais especificamente, as variáveis incluídas explicam cerca de 40% da variação observada no PIB brasileiro (R^2-ajustado) -- os 60% restantes seriam explicados por fatores domésticos, externos não capturados nas variáveis e erros de natureza estocástica.

Os códigos para replicar o modelo estão disponíveis no repositório privado do Clube do Código no github.

Comments

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!