Gráficos de Área empilhados com o R

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Hoje de manhã publiquei um código para um gráfico de área utilizando os indexadores da dívida bruta brasileira. O gráfico, entretanto, não estava empilhado, apenas sobreposto. Como a soma da participação dos indexadores tem que dá 100%, um gráfico empilhado talvez fique mais ilustrativo, não é mesmo? Para isso, é preciso fazer algumas modificações no código. Ilustro abaixo.

## Carregar pacotes
library(ggplot2)
library(XLConnect)
library(reshape2)
library(xts)
## Importar dados
temp = tempfile()
download.file('http://www.bcb.gov.br/ftp/notaecon/Partggp.zip',temp)
data = unzip(temp, files='Partggp.xls')
data = loadWorkbook(data)
dbgg = readWorksheet(data, sheet = 1, header = TRUE, 
 colTypes = 'numeric')
## Retirar linhas e colunas que não interessam
dbgg = dbgg[, -c(1,2,6,10,15,16,17)] # Retirar colunas desimportantes
dbgg = dbgg[complete.cases(dbgg),-1] # Retirar linhas com NA e coluna 1
## Nomear colunas
colnames(dbgg) = c('Cambial Interna', 'Cambial Externa', 
 'IGP-M', 'IGP-DI', 'IPCA', 'SELIC', 'TJLP', 'TR', 
 'PRÉ-FIXADO')
## Criar vetor de datas para o gráfico 
dates = seq(as.Date('2006-12-01'), as.Date('2016-12-01'), by='1 month')
## Ordenar séries conforme vetor de datas e criar novo data frame 
dbgg = xts(dbgg, order.by=dates)
dbgg = data.frame(time = index(dbgg), melt(as.data.frame(dbgg)))
colnames(dbgg) = c('time', 'Indexador', 'value')
## Gerar gráfico
theme_set(theme_bw())

ggplot(dbgg, aes(x = time, y = value)) + 
 geom_area(aes(colour = Indexador, fill = Indexador))+
 xlab('')+ylab('Participação Percentual')+
 labs(title='Indexadores da Dívida Bruta brasileira',
 caption='analisemacro.com.br')

 

E o resultado vai abaixo...

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="row" make_fullwidth="off" use_custom_width="off" width_unit="on" use_custom_gutter="off" padding_mobile="off" background_color="#8300e9" allow_player_pause="off" parallax="off" parallax_method="off" make_equal="off" parallax_1="off" parallax_method_1="off" column_padding_mobile="on"][et_pb_column type="1_2"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="dark" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

No nosso Curso de Análise de Conjuntura usando o R os alunos aprendem a coletar, tratar, analisar e apresentar dados macroeconômicos usando o poder do R/RStudio e do Beamer/LaTeX. Saiba mais sobre esse curso inovador clicando no botão abaixo!

[/et_pb_text][et_pb_button admin_label="Botão" button_url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/analise-de-conjuntura/" url_new_window="off" button_text="Ir para o Curso de Análise de Conjuntura" button_alignment="center" background_layout="dark" custom_button="off" button_letter_spacing="0" button_use_icon="default" button_icon_placement="right" button_on_hover="on" button_letter_spacing_hover="0"] [/et_pb_button][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="dark" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Relatórios, apresentações e exercícios macroeconométricos usando extensivamente o R são feitos no âmbito do Clube do Código, o espaço de compartilhamento de códigos da Análise Macro. Ainda não conhece o Clube?! Saiba mais abaixo.

[/et_pb_text][et_pb_button admin_label="Botão" button_url="https://analisemacro.com.br/clube-do-codigo/" url_new_window="off" button_text="Ir para o Clube do Código" button_alignment="center" background_layout="dark" custom_button="off" button_letter_spacing="0" button_use_icon="default" button_icon_placement="right" button_on_hover="on" button_letter_spacing_hover="0"] [/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Calculando o impulso de crédito no Python

Qual é o papel do crédito no crescimento da economia? Para analisar esta questão, calculamos o indicador de impulso de crédito para a economia brasileira e comparamos com o nível da atividade econômica usando o Python.

Analisando a Volatilidade de Longo Prazo do Ibovespa usando Python

Com base no modelo GARCH(1,1), realizamos realizar a modelagem da variância condicional dos log retornos diários do Ibovespa, abrangendo o período de janeiro de 2018 até dezembro de 2023. O objetivo principal é compreender a implementação desse modelo utilizando a linguagem de programação Python, além de conduzir uma análise do mercado acionário brasileiro ao longo do período amostral.

Ao concluirmos este exercício, teremos a capacidade de obter uma medida representativa da variância de longo prazo da série temporal. Essa medida poderá ser comparada com a variância histórica, permitindo-nos inferir se a volatilidade presente está atualmente inferior ou superior àquela projetada para o futuro. Essa análise contribuirá para uma melhor compreensão da dinâmica da volatilidade no mercado acionário brasileiro.

Construindo uma NAIRU para o Brasil usando Python

Um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com dados econômicos é aliar a prática com a teoria. Para tanto, o uso do Python pode facilitar esse desafio, permitindo construir todos os passos de uma análise de dados. Demonstramos o poder da linguagem tomando como exemplo a construção da NAIRU para o Brasil.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.