Uma proxy para o juro neutro

No Relatório Trimestral de Inflação de dezembro, divulgado na quinta-feira passada, o pessoal do Banco Central apresentou uma proxy para a taxa neutra de juros considerando as taxas de inflação e de juros três anos à frente disponibilizadas na pesquisa Focus. A despeito da simplicidade do exercício, existe um trabalho de coleta e tratamento dos dados da pesquisa Focus para se chegar ao juro real três anos à frente, considerado como proxy para o juro neutro da economia. Isso dito, para mostrar como as coisas ficam mais fáceis com o R, eu resolvi replicar o exercício do Banco Central no Clube do Código. Segue um resumo da Edição 70 do Clube.

Para coletar os dados da inflação e da taxa Selic esperadas, diretamente do sistema de expectativas do Banco Central, utilizei o pacote rbcb, disponível no github. De posse dos dados, filtrei apenas as expectativas três anos à frente para as duas variáveis, em três categorias: mediana, mínimo e máximo. Uma vez colhidos os dados filtrados, construí o juro neutro mediano, mínimo e máximo, considerando os dados diários. Por fim, calculei a média mensal do juro neutro, do juro neutro mínimo e máximo.

O gráfico acima ilustra. Na ponta, o juro neutro está em 2,9%, enquanto o mínimo ficou em 1.2% e o máximo em 3.7%. Há, por suposto, uma queda na taxa nos últimos anos, considerando assim a amostra das instituições que participam do boletim Focus.

Todos os códigos do exercício estão disponíveis no repositório privado do Clube do Código no github. Para ter acesso, basta ser membro do Clube ou ser aluno do plano premium dos nossos Cursos Aplicados de R.

_________________________

(*) Confira nossa super promoção de Natal com até 50% de desconto nos nossos Combos aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista Financeiro com LangGraph e Dados da CVM

Este post apresenta a construção de um sistema multiagente para análise financeira automatizada com LangGraph. A partir dos dados das demonstrações contábeis da CVM, mostramos como agentes especializados podem interpretar perguntas, consultar bancos de dados e gerar análises financeiras, simulando o trabalho de um analista.

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.