Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Expectativas ancoradas significa que a taxa de inflação corrente é mantida em um valor próximo da meta, inclusive após a ocorrência de choques relevantes. Isso é importante para a economia pois torna mais previsível a evolução temporal da inflação no país, além de fazer com que a ação do Banco Central no combate a pressões inflacionárias seja menos custosa.Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Método de análise

Expectativas de inflação ancoradas significam que o valor dessas expectativas estejam, no horizonte relevante, próximo da meta de inflação ou mesmo constantes durante o período de referência, principalmente a do ano corrente, que tem efeito sobre os horizonte futuros. Entretanto, quando há a ocorrência de mudanças súbitas nos valores das expectativas de inflação, temos portanto, surpresas inflacionárias, e consequentemente a desancoragem de expectativas.

Para estimar uma medida de sensibilidade a surpresas inflacionárias, devemos verificar o impacto que variações nas expectativas para o ano corrente provocam sobre as expectativas para prazos mais longos. Na presença de expectativas bem ancoradas, deve haver baixa relação (co-movimento) entre as expectativas de inflação de longo prazo e as de curto prazo, em que estas últimas capturariam surpresas inflacionárias.

Em termos econométricos, essa sensibilidade é calculada a partir do coeficiente \beta, de acordo com a equação abaixo:

    \[\Delta \pi_t^{e,h} = \alpha + \beta^h \Delta \pi_t^{e,0} + \epsilon_t\]

onde \Delta \pi_{t}^{e,h} é a variação \Delta da expectativa de inflação \pi^e no tempo t para o horizonte h = 1, ... , 4, em anos, para o qual foram formadas as expectativas.

Portanto, quanto maior o coeficiente \beta menos ancoradas as expectativas, ou seja, maior a resposta das expectativas de longo prazo a surpresas inflacionárias. Como o interesse é na evolução deste coeficiente ao longo do tempo, as estimações são realizadas a partir de janelas móveis de 60 meses.

Dados

O Boletim Focus permite extrair as expectativas de agentes para diferentes horizontes de diferentes indicadores, incluindo o IPCA, medida oficial de inflação no Brasil. A cada período de tempo, os agentes divulgam os valores que entendem que será o indicador no futuro em diferentes horizontes, e que tal valor, obviamente se altera, devido a mudanças de condições da economia. O Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza uma API para baixar os dados.

Exercício aplicado no Python

Para a construção do exercício utilizamos o Python, seguindo etapas relativas ao processo de análise de dados. Estas etapas são:

  1. Carregamento das bibliotecas do Python;
  2. Coleta e tratamento dos dados das expectativas de inflação anuais;
  3. Especificação e ajuste do modelo econométrico em janelas deslizantes de 60 meses;
  4. Visualização do coeficiente  \beta extraído do modelo.

A partir das etapas acima, temos como resultado o gráfico ao final, que demonstra o coeficiente \beta estimado, ou seja, medida de sensibilidade a surpresas inflacionárias.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

Interessante, não? Aprenda a coletar, processar e analisar dados econômicos na formação Do Zero à Análise de Dados Econômicos e Financeiros com Python.

Conclusão

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Quer aprender mais?

Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando estratégias de investimento com IA no Python

Imagine ter a capacidade de pedir à inteligência artificial para criar uma estratégia de investimento baseada em indicadores técnicos ou regras específicas. Com o tempo sendo um recurso valioso, nem sempre é possível desenvolver um código por conta própria. Vamos mostrar como a IA, junto com Python, pode facilitar a criação de estratégias de investimento.

Análise de Tendência de Mercado com IA usando Python

Você está analisando o mercado acionário e se concentrando nos preços de uma ação específica. Ao longo dos dias, percebe uma mudança na trajetória dos preços e deseja entender o que está acontecendo por meio de notícias. Como automatizar esse processo de forma eficiente usando IA? Neste exercício, mostramos como utilizar o Python para essa tarefa.

Análise de Sentimento de Mercado com IA usando Python

Ler notícias diárias sobre empresas e ações listadas na bolsa pode ser maçante e cansativo. Mas, e se houvesse uma maneira de simplificar todo esse processo? Mostraremos como a IA generativa pode ajudar a captar o sentimento de notícias sobre companhias, automatizando todo o processo com Python e Gemini.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.