Análise dos Preços de Combustíveis usando o Python

Resumo

Neste exercício, realizamos uma análise dos preços de combustíveis no Brasil, utilizando Python para todo o processo de coleta, tratamento, ajuste pela inflação, cálculo de médias e visualização dos dados.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

Introdução

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) monitora e publica, regularmente, os preços praticados por revendedores de combustíveis automotivos e de gás em botijões. Essa coleta é feita semanalmente por uma empresa contratada, permitindo o acompanhamento contínuo do mercado.

Os dados estão organizados por semestre e ano e incluem informações detalhadas sobre os municípios, bairros, CEP, empresas de revenda, tipos de produtos, unidades de medida e preços de compra e venda nominais.

Este exercício tem como objetivo analisar a evolução dos preços dos combustíveis no Brasil em termos reais. Desenvolvemos um código em Python para coletar os dados diretamente do site da ANP, tratá-los e disponibilizá-los em formato .csv. Além disso, incorporamos os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para ajustar os preços nominalmente coletados. Ao final, utilizamos Python para explorar as tendências e comportamentos dos preços ao longo do tempo.

Análise de Dados

Nesta etapa, realizaremos a análise dos dados. Para isso, ajustamos os valores dos preços dos combustíveis para eliminar o efeito da inflação. Esse ajuste é fundamental, pois queremos avaliar a evolução dos preços ao longo dos meses sem cometer o erro de comparar valores de períodos diferentes sem correção.

A análise é dividida em três partes: (1) examinamos a evolução do preço real da gasolina nos estados da região Sudeste; (2) investigamos a variação dos preços de diferentes combustíveis no estado de Minas Gerais; e (3) analisamos a evolução dos preços dos combustíveis em nível nacional. Toda a análise utiliza a média dos valores em nível municipal.

Análise da Evolução do Preço da Gasolina

Estados do Sudeste

Análise da Evolução dos Preços dos Combustíveis: Minas Gerais

Análise da Evolução dos Preços dos Combustíveis: Média Nacional

Tenha acesso ao código e suporte desse e de mais 500 exercícios no Clube AM!

Quer o código desse e de mais de 500 exercícios de análise de dados com ideias validadas por nossos especialistas em problemas reais de análise de dados do seu dia a dia? Além de acesso a vídeos, materiais extras e todo o suporte necessário para você reproduzir esses exercícios? Então, conheça o Clube AM clicando aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.