Como criar relatórios com o Python?

Após uma extensa construção de uma análise por meio do Python há sempre o desejo de compartilhar os resultados em formato de relatório. No post de hoje, apresentamos alguns meios de criar esses arquivos em diferentes IDEs da Linguagem.

Google Colab

O Google Colab é uma Interface de uso do Python na nuvem, portanto, é possível utiliza-lo de qualquer máquina e local, sem a necessidade da instalação do Python e de um software para o uso da linguagem.

A questão é que pela característica do Colab de ser utilizado em Nuvem, algumas integrações que possibilitam a exportação de documentos em PDF podem não funcionar.

Entretanto, há uma forma útil de realizar o procedimento, no caso, convertendo diretamente o Notebook (o arquivo .ipynb) para PDF utilizando o seguinte comando:

!sudo apt-get install texlive-xetex texlive-fonts-recommended texlive-plain-generic

Ele permitirá a instalação das ferramentas necessárias para a construção do arquivo PDF. Em seguida, renderizamos o arquivo PDF utilizando o nbconverter no arquivo .ipynb contido nos Arquivos do Colab (é necessário realizar o download do arquivo em .ipynb e fazer o upload do mesmo na aba de Arquivos do Colab), usando o seguinte comando:

!jupyter nbconvert --to pdf /content/arquivo.ipynb

Como resultado, o arquivo PDF irá aparecer na aba de Arquivos do Colab (atualize caso não aparecer).

Jupyter

O Jupyter possui uma função nativa em sua plataforma que permite a exportação do arquivo .ipynb em diversos tipos de formatos.

Entretanto, antes de utiliza-las é necessário a instalação de ferramentas que possibilitam a IDE renderizar os documentos, como é o caso do PDF ou HTML. Para utilizar, use

!pip install -U notebook-as-pdf
!pyppeteer-install

E seguindo o

file ->  Download as -> HTMl(.html)

ou 

file ->  Download as -> PDF via HTML(.pdf) or PDF via pyppeteer(.html)

Quarto - VS Code, Rstudio e Jupyter

Uma forma relativamente nova é utilizando o Software Quarto da empresa Posit (antiga Rstudio) para renderizar arquivos .ipynb direto de aplicações como VS Code, Rstudio e o Jupyter Notebook. É necessário instalar o Quarto por meio do Marketplace do VS Code. Para utilizar com o Rstudio e Jupyter, é necessário instalar o aplicativo por meio de seu site.

Vejamos como realizar o procedimento utilizando o VS Code.

Em View -> Command Pallet escreva "Quarto:", e aparecerá algumas opções:

  • Quarto: New Document (qmd) - o arquivo padrão do Quarto, constituído pelo Markdown com blocos de códigos e o
  • Quarto: New Notebook (ipynb)
  • Quarto: New Presentation

Para renderizar estes documentos é possível tanto pela opção "render" (se estiver disponível), por código no terminal (checar a documentação do Quarto) e também pelo Command Pallet, com as seguintes opções:

  • Quarto: Render PDF
  • Quarto: Render DOCX
  • Quarto: Render HTML
  • Quarto: Render

Ao final, é possível obter o relatório desejado.

______________________________________

Quer saber mais?

Veja nossa trilha de cursos Ciência de Dados para Economia e Finanças.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como analisar a relação de risco-retorno de ações?

O que é retorno? O que é o risco? Como exatamente os definimos e como podemos avaliar os ativos com base nessas medidas? Neste artigo, apresentamos uma introdução concisa à análise e gestão de ativos financeiros, destacando a eficácia do Python na coleta, tratamento e análise de dados financeiros. Exploraremos como utilizar a linguagem para avaliar o risco-retorno de ações.

Retropolando a série do desemprego no Brasil

Nosso objetivo neste exercício será estender a taxa de desemprego fornecida pela Pesquisa de Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) através daquela fornecida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Serão construídas duas séries: uma normal, outra dessazonalizada. Faremos todo o exercício utilizando o Python.

Variáveis Instrumentais no R: qual o impacto do gasto de segurança no crime?

Diversos métodos econométricos têm como principal finalidade melhorar o processo de investigar o efeito de uma variável sobre a outra, e um importante método encontra-se no uso de Variáveis Instrumentais na análise de regressão linear. Mas como podemos utilizar essa ferramenta para auxiliar no estudo da avaliação de impacto?

Neste post, oferecemos uma breve introdução a esse importante método da área de inferência causal, acompanhado de um estudo de caso para uma compreensão mais aprofundada de sua aplicação. Os resultados foram obtidos por meio da implementação em R, como parte integrante do nosso curso sobre Avaliação de Políticas Públicas utilizando esta linguagem de programação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.