Como identificar mensagens de erro na coleta de dados de sites públicos

Quem trabalha com dados reais e precisa coletar informações de forma online usando APIs e links, sabe que erros de requisição são comuns, principalmente com dados públicos. Neste artigo, damos algumas dicas de como entender estes erros e mostramos um jeito simples de evitar que o código de Python “quebre” nestas situacões.

Principais causas de erros de coleta de dados

Erros envolvendo coleta de dados online são comuns. Alguns dos motivos que podem levar a erros na execução do código são:

  • Conexão de internet instável

    Se a conexão do usuário ou da fonte estiver “caindo” ou muito lenta, a requisição de dados e a própria navegação online é comprometida, inviabilizando a transferência de informações entre uma ponta e a outra.

  • Fonte de dados instável

    Em alguns casos, a fonte de dados pode apresentar instabilidades momentâneas ou demanda em excesso de requisições, ocasionando gargalos e erros HTTP que impedem a coleta de dados.

  • Mudanças inesperadas na fonte de dados

    É frequente a mudança inesperada de links para a tabela de dados, forma de funcionamento/endpoints de APIs ou, até mesmo, a estrutura da tabela (por exemplo: nomes das colunas), o que ocasiona falhas na importação/tratamento dos dados.

  • Versões de ferramentas de coleta

    Em alguns casos, as ferramentas de coleta de dados, como funções/bibliotecas de Python, podem mudar sua forma de funcionamento de uma versão para outra, o que faz com que o mesmo código possa não funcionar em diferentes versões da ferramenta.

Para resolver grande parte dos possíveis problemas que podem surgir, olhe com atenção as mensagens para tentar chegar na raiz do problema. Frequentemente, tentar novamente em outro momento soluciona o erro.

Soluções para erros de coleta de dados

A seguir, apresentamos um guia simples para diagnosticar o problema, encontrar o erro e, então, implementar uma solução para coletar os dados online:

Erro Solução
Rodei o código e deu erro Ler a mensagem de erro para diagnosticar o problema
Mensagem de erro na coleta dos dados
  • Verificar conexão com a internet
  • Verificar funcionamento da fonte de dados
  • Verificar mudanças de link ou API
  • Tentar novamente em outro momento
Mensagem de erro no tratamento de dados
  • Verificar mudanças na versão das bibliotecas
  • Verificar mudanças na tabela da fonte de dados
  • Verificar tipos das colunas

Exemplos de erros

A seguir listamos alguns dos principais erros que acontecem ao executar código de coleta de dados:

  • Exemplo 1: o arquivo está incorreto ou website não existe. Verifique o link.

  • Exemplo 2: o arquivo não foi encontrado na fonte. Verifique o link.

  • Exemplo 3: a fonte de dados falhou ao retornar os dados. Tente novamente em outro momento

  • Exemplo 4: a estrutura de dados mudou, a planilha não tem mais esse nome. Adeque o código.

  • Exemplo 5: limite de requisições foi atingido. Leia a documentação e adeque o código aos limites.

Conclusão

Quem trabalha com dados reais e precisa coletar informações de forma online usando APIs e links, sabe que erros de requisição são comuns, principalmente com dados públicos. Neste artigo, damos algumas dicas de como entender estes erros e mostramos um jeito simples de evitar que o código de Python “quebre” nestas situacões.

Tenha acesso ao código e suporte desse e de mais 500 exercícios no Clube AM!

Quer o código desse e de mais de 500 exercícios de análise de dados com ideias validadas por nossos especialistas em problemas reais de análise de dados do seu dia a dia? Além de acesso a vídeos, materiais extras e todo o suporte necessário para você reproduzir esses exercícios? Então, fale com a gente no Whatsapp e veja como fazer parte do Clube AM, clicando aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como planejar um pipeline de previsão macroeconômica: da coleta ao dashboard

Montar um pipeline de previsão macroeconômica não é apenas uma tarefa técnica — é um exercício de integração entre dados, modelos e automação. Neste post, apresento uma visão geral de como estruturar esse processo de ponta a ponta, da coleta de dados até a construção de um dashboard interativo, que exibe previsões automatizadas de inflação, câmbio, PIB e taxa Selic.

Coletando e integrando dados do BCB, IBGE e IPEA de forma automatizada

Quem trabalha com modelagem e previsão macroeconômica sabe o quanto é demorado reunir dados de diferentes fontes — Banco Central, IBGE, IPEA, FRED, IFI... Cada um com sua API, formato, frequência e estrutura. Esse gargalo de coleta e padronização consome tempo que poderia estar sendo usado na análise, nos modelos ou na comunicação dos resultados.

Foi exatamente por isso que criamos uma rotina de coleta automatizada, que busca, trata e organiza séries temporais econômicas diretamente das APIs oficiais, pronta para ser integrada a pipelines de previsão, dashboards ou agentes de IA econometristas.

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.