Como identificar mensagens de erro na coleta de dados de sites públicos

Quem trabalha com dados reais e precisa coletar informações de forma online usando APIs e links, sabe que erros de requisição são comuns, principalmente com dados públicos. Neste artigo, damos algumas dicas de como entender estes erros e mostramos um jeito simples de evitar que o código de Python “quebre” nestas situacões.

Principais causas de erros de coleta de dados

Erros envolvendo coleta de dados online são comuns. Alguns dos motivos que podem levar a erros na execução do código são:

  • Conexão de internet instável

    Se a conexão do usuário ou da fonte estiver “caindo” ou muito lenta, a requisição de dados e a própria navegação online é comprometida, inviabilizando a transferência de informações entre uma ponta e a outra.

  • Fonte de dados instável

    Em alguns casos, a fonte de dados pode apresentar instabilidades momentâneas ou demanda em excesso de requisições, ocasionando gargalos e erros HTTP que impedem a coleta de dados.

  • Mudanças inesperadas na fonte de dados

    É frequente a mudança inesperada de links para a tabela de dados, forma de funcionamento/endpoints de APIs ou, até mesmo, a estrutura da tabela (por exemplo: nomes das colunas), o que ocasiona falhas na importação/tratamento dos dados.

  • Versões de ferramentas de coleta

    Em alguns casos, as ferramentas de coleta de dados, como funções/bibliotecas de Python, podem mudar sua forma de funcionamento de uma versão para outra, o que faz com que o mesmo código possa não funcionar em diferentes versões da ferramenta.

Para resolver grande parte dos possíveis problemas que podem surgir, olhe com atenção as mensagens para tentar chegar na raiz do problema. Frequentemente, tentar novamente em outro momento soluciona o erro.

Soluções para erros de coleta de dados

A seguir, apresentamos um guia simples para diagnosticar o problema, encontrar o erro e, então, implementar uma solução para coletar os dados online:

Erro Solução
Rodei o código e deu erro Ler a mensagem de erro para diagnosticar o problema
Mensagem de erro na coleta dos dados
  • Verificar conexão com a internet
  • Verificar funcionamento da fonte de dados
  • Verificar mudanças de link ou API
  • Tentar novamente em outro momento
Mensagem de erro no tratamento de dados
  • Verificar mudanças na versão das bibliotecas
  • Verificar mudanças na tabela da fonte de dados
  • Verificar tipos das colunas

Exemplos de erros

A seguir listamos alguns dos principais erros que acontecem ao executar código de coleta de dados:

  • Exemplo 1: o arquivo está incorreto ou website não existe. Verifique o link.

  • Exemplo 2: o arquivo não foi encontrado na fonte. Verifique o link.

  • Exemplo 3: a fonte de dados falhou ao retornar os dados. Tente novamente em outro momento

  • Exemplo 4: a estrutura de dados mudou, a planilha não tem mais esse nome. Adeque o código.

  • Exemplo 5: limite de requisições foi atingido. Leia a documentação e adeque o código aos limites.

Conclusão

Quem trabalha com dados reais e precisa coletar informações de forma online usando APIs e links, sabe que erros de requisição são comuns, principalmente com dados públicos. Neste artigo, damos algumas dicas de como entender estes erros e mostramos um jeito simples de evitar que o código de Python “quebre” nestas situacões.

Tenha acesso ao código e suporte desse e de mais 500 exercícios no Clube AM!

Quer o código desse e de mais de 500 exercícios de análise de dados com ideias validadas por nossos especialistas em problemas reais de análise de dados do seu dia a dia? Além de acesso a vídeos, materiais extras e todo o suporte necessário para você reproduzir esses exercícios? Então, fale com a gente no Whatsapp e veja como fazer parte do Clube AM, clicando aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsão do Ibovespa utilizando IA (TimeGPT) + Python

Historicamente, métodos estatísticos como ARIMA, ETS, MSTL, Theta e CES têm sido confiavelmente empregados em diversos domínios. Na última década, modelos de aprendizado de máquina como XGBoost e LightGBM ganharam popularidade. Agora, podemos entrar em uma nova fase na era da previsão: o uso da IA Generativa para a previsão de séries temporais. Neste exercício, demonstramos de forma introdutória o TimeGPT e criamos um exemplo usando o Ibovespa.

Previsão do Ibovespa com Chain-of-Thought + Python

Realizar previsões de séries financeiras é uma tarefa inglória. Ainda mais quando utiliza-se uma variável tão errática quanto um índice de mercado. Mas, e se ao invés de utilizarmos modelos já conhecidos, fazermos o uso da IA Generativa? Neste exercício usamos Gemini, Python e técnicas de Engenharia de Prompt e Árvore de Pensamento para prever o Ibovespa.

Modelo de Previsão da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) para 2025

Neste exercício, contruímos um algoritmo simples de cenarização para a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) em % do PIB, usando apenas dados públicos, simulações estatísticas, a literatura recente e a linguagem R. Em uma abordagem semi-automatizada, as simulações do modelo se aproximam das previsões do mercado para o ano de 2025.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.