DeepSeek: como usar a IA chinesa no Python

O campo da Inteligência Artificial (IA) tem passado por uma verdadeira corrida tecnológica nos últimos anos. Novos produtos, serviços e modelos têm sido lançados quase que diariamente pelos players deste mercado. Dentre eles, teve destaque a empresa DeepSeek, com seu modelo R1 lançado recentemente de forma open source.

IA generativa, GenAI no inglês, é um tipo de inteligência artificial capaz de gerar textos, imagens, vídeos e outros tipos de dados usando modelos generativos. Um exemplo popular de IA generativa é o ChatGPT, da empresa OpenAI, que gera textos em resposta a um prompt (texto de entrada). A DeepSeek, por sua vez, lançou recentemente modelos, como o R1, para concorrer neste mercado de IA generativa.

Exemplo prático no Python

O DeepSeek oferece uma API para uso, porém há custos de utilização. Como alternativa, é possível usar o modelo de IA localmente, desde que hajam recursos computacionais suficientes para rodar o modelo. Graças ao Google Colab, podemos rodar o modelo sem muito esforço ou infraestrutura própria.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

Primeiro, instalamos e importamos as bibliotecas oyama e ollama . Em seguida, definimos o modelo que quremos utilizar: deepseek-r1:32b . A biblioteca oyama vai fazer todos os downloads necessários automaticamente (isso pode demorar um pouco).

Por fim, basta usar o método .chat() para começar a interagir com a IA. Aqui perguntamos quantas letras R a palavra strawberry possui. Eis a resposta:

Conclusão

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como a empresa chinesa DeepSeek tem competido neste mercado através do modelo R1 e damos um exemplo de utilização em Python.

Tenha acesso ao código e suporte desse e de mais 500 exercícios no Clube AM!

Quer o código desse e de mais de 500 exercícios de análise de dados com ideias validadas por nossos especialistas em problemas reais de análise de dados do seu dia a dia? Além de acesso a vídeos, materiais extras e todo o suporte necessário para você reproduzir esses exercícios? Então, fale com a gente no Whatsapp e veja como fazer parte do Clube AM, clicando aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.