DeepSeek: como usar a IA chinesa no Python

O campo da Inteligência Artificial (IA) tem passado por uma verdadeira corrida tecnológica nos últimos anos. Novos produtos, serviços e modelos têm sido lançados quase que diariamente pelos players deste mercado. Dentre eles, teve destaque a empresa DeepSeek, com seu modelo R1 lançado recentemente de forma open source.

IA generativa, GenAI no inglês, é um tipo de inteligência artificial capaz de gerar textos, imagens, vídeos e outros tipos de dados usando modelos generativos. Um exemplo popular de IA generativa é o ChatGPT, da empresa OpenAI, que gera textos em resposta a um prompt (texto de entrada). A DeepSeek, por sua vez, lançou recentemente modelos, como o R1, para concorrer neste mercado de IA generativa.

Exemplo prático no Python

O DeepSeek oferece uma API para uso, porém há custos de utilização. Como alternativa, é possível usar o modelo de IA localmente, desde que hajam recursos computacionais suficientes para rodar o modelo. Graças ao Google Colab, podemos rodar o modelo sem muito esforço ou infraestrutura própria.

Para obter o código e o tutorial deste exercício faça parte do Clube AM e receba toda semana os códigos em R/Python, vídeos, tutoriais e suporte completo para dúvidas.

Primeiro, instalamos e importamos as bibliotecas oyama e ollama . Em seguida, definimos o modelo que quremos utilizar: deepseek-r1:32b . A biblioteca oyama vai fazer todos os downloads necessários automaticamente (isso pode demorar um pouco).

Por fim, basta usar o método .chat() para começar a interagir com a IA. Aqui perguntamos quantas letras R a palavra strawberry possui. Eis a resposta:

Conclusão

Na corrida da IA, novas ferramentas e modelos são lançados quase que diariamente. Neste artigo mostramos como a empresa chinesa DeepSeek tem competido neste mercado através do modelo R1 e damos um exemplo de utilização em Python.

Tenha acesso ao código e suporte desse e de mais 500 exercícios no Clube AM!

Quer o código desse e de mais de 500 exercícios de análise de dados com ideias validadas por nossos especialistas em problemas reais de análise de dados do seu dia a dia? Além de acesso a vídeos, materiais extras e todo o suporte necessário para você reproduzir esses exercícios? Então, fale com a gente no Whatsapp e veja como fazer parte do Clube AM, clicando aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.