Beta dinâmico usando GARCH no R

O Beta de mercado é um indicador que relaciona o risco de uma ação com o risco de mercado. O interessante, é a possibilidade de utilizar o GARCH como medida de volatilidade da ação com o objetivo de estimar o coeficiente. No post de hoje iremos ver como obtê-lo usando o R.

O Beta de mercado, também chamado de coeficiente beta,  pode ser obtido através da seguinte equação:

     $$ r_{it} - Rf_{t} = \beta (Rm_{t} - Rf_{t})$$

Em que  r_{it} é o retorno do ativo i, Rf_{t} é o retorno da taxa de juros livre de risco e Rm_{t}, o retorno do índice de mercado, representando o risco sistemático. Através da equação, é possível obter o coeficiente beta, por meio da seguinte fórmula: \beta = \frac{Cov(r_{t}, r_{m,t})}{Var(r_{m,t})}.

Considerando o GARCH, podemos obter a covariância e a variância a partir da teoria estatística. Temos que:

Var(xt + yt) = Var(xt) + 2Cov(xt,yt) + Var(yt)

Var(xt - yt) = Var(xt) - 2Cov(xt,yt) + Var(yt)

Sendo assim, temos que

Cov(xt, yt) = Var(xt+yt) - Var(xt-yt) / 4

Portanto, é possível obter o Beta de mercado variante no tempo usando o GARCH. Vamos utilizar com ferramenta o R para estimar o Beta entre a ITUB4 e Ibovespa no período de 2017 a 2022. Os dados são diários.

Para obter o código de importação do dataset, da construção dos gráficos e também dos códigos subsequentes, faça parte do Clube AM, o repositório especial da Análise Macro.

________________________________________________

Quer se aprofundar no assunto?

Alunos da trilha de Ciência de dados para Economia e Finanças podem aprender a como construir projetos que envolvem dados reais usando modelos econométricos e de Machine Learning com o R.

Referências

TSAY, Ruey S. An introduction to analysis of financial data with R. John Wiley & Sons, 2014.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.