Informalidade domina geração de vagas na PNAD Contínua

Nos últimos posts nesse espaço, tenho escrito sobre o mercado de trabalho. Como notei, a geração de vagas na PNAD Contínua tem sido majoritariamente nas categorias sem carteira e por conta própria. As contratações com carteira assinada, por seu turno, têm recuado nos últimos meses. É possível, a propósito, mostrar isso graficamente através de um gráfico de barras empilhado, decompondo a variação interanual da população ocupada pelas suas diferentes categorias. Abaixo, um exemplo usando o pacote ggplot2 do R.

Como é possível ver, as barras verde e vermelha, que representam conta própria e sem carteira, respectivamente, são justamente as que têm dominado a geração de vagas, na variação interanual. Em outras palavras, as vagas que estão sendo geradas são majoritariamente informais.

_________________

O código completo que gerou o gráfico estará disponível amanhã no Clube do Código na seção Comentário de Conjuntura.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Analisando séries temporais no Python e esquecendo de vez o Excel

Séries temporais representam uma disciplina extremamente importante em diversas áreas, principalmente na economia e na ciência de dados. Mas, afinal, como lidar com esses dados que se apresentam ao longo do tempo? Neste exercício, demonstraremos como compreender uma série temporal e como o Python se destaca como uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de dado.

Cálculo do Retorno Econômico de uma Política Pública

Como podemos traduzir os efeitos de uma política pública para valores monetários? Essa é uma tarefa árdua que requer algumas premissas, entretanto, com métodos bem definidos, é possível obter estimativas precisas dos ganhos e os gastos de uma política pública.

Neste exercício, demonstramos tal método usando a política hipotética "Mãe Paranense”, um conjunto de ações que visam reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Usamos a linguagem R como ferramenta para analisar os dados.

Simplificando análises de dados manuais do Excel usando o Python

Tratar e analisar dados no Excel pode ser um verdadeiro caos, mesmo que você precise fazer coisas simples como cruzar duas tabelas de dados. Uma solução melhor é o uso de scripts em Python, que possibilitam a automação de tarefas repetitivas e manuais. Neste artigo mostramos um exemplo simples, comparando o Excel versus Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.