Informalidade domina geração de vagas na PNAD Contínua

Nos últimos posts nesse espaço, tenho escrito sobre o mercado de trabalho. Como notei, a geração de vagas na PNAD Contínua tem sido majoritariamente nas categorias sem carteira e por conta própria. As contratações com carteira assinada, por seu turno, têm recuado nos últimos meses. É possível, a propósito, mostrar isso graficamente através de um gráfico de barras empilhado, decompondo a variação interanual da população ocupada pelas suas diferentes categorias. Abaixo, um exemplo usando o pacote ggplot2 do R.

Como é possível ver, as barras verde e vermelha, que representam conta própria e sem carteira, respectivamente, são justamente as que têm dominado a geração de vagas, na variação interanual. Em outras palavras, as vagas que estão sendo geradas são majoritariamente informais.

_________________

O código completo que gerou o gráfico estará disponível amanhã no Clube do Código na seção Comentário de Conjuntura.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.