Modelo Prophet no R

O Prophet é um modelo produzido pelo Facebook, com o objetivo de prever dados diários com sazonalidade semanal e anual, mais efeitos de feriados. No post de hoje, utilizaremos o modelo no R aplicando um exemplo com os dados de demanda de energia elétrica no Brasil.

O modelo Prophet é um modelo de séries temporais que leva em consideração diversos componentes. Em geral, é considerado um modelo de regressão não linear na seguinte forma:

     $$y_t = g(t) + s(t) + h(t) + \varepsilon_t$$

Onde g(t) descreve o termo de crescimento (a tendência linear) , s(t) descreve os vários padrões sazonais, h(t) captura os efeitos de feriados e $\varepsilon_t$ é o termo de erro em forma de ruído branco.

Podemos ilustrar o uso do modelo Prophet no R utilizando o pacote {fable.prophet}, que faz parte da família de pacotes de séries temporais, tidyverts, no uso de dados da Curva de demanda de energia por hora disponibilizada pela ONS. Os dados referem-se ao ano de 2022.

Abaixo, carregamos os pacotes.


library(tidyverse)
library(fable.prophet)
library(fable)
library(tsibbledata)
library(feasts)

Para obter o código de importação do dataset, da construção dos gráficos e também dos códigos subsequentes, faça parte do Clube AM, o repositório especial da Análise Macro.

Vamos olhar os dados da Curva para cada região. Vemos que há um padrão de várias sazonalidades nas curvas. Podemos entender que há a possibilidade usa-las no modelo Prophet.

Aplicando o modelo, o resultado será a decomposição das séries. Vemos abaixo o resultado para a região Norte.

Em ordem para verificar se o modelo produziu estimativas corretas, verificamos os termos de erros para confirmar se são de fato ruído branco.

O gráfico sugere que há autocorrelação nos termos de erros, o que implica que não é ruído branco, bem como podemos adicionar mais variáveis para explicar o uso de energia elétrica (tal como o efeito de feriados e a temperatura).

________________________________________________

Quer se aprofundar no assunto?

Alunos da trilha de Ciência de dados para Economia e Finanças podem aprender a como construir projetos que envolvem dados reais usando modelos econométricos e de Machine Learning com o R.

Referências
Hyndman, R.J., & Athanasopoulos, G. (2021) Forecasting: principles and practice, 3rd edition, OTexts: Melbourne, Australia. OTexts.com/fpp3.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que são SLMs?

Assim como os LLMs, os Small Language Models (SLMs) são Modelos de Linguagem baseados em IA em versões mais compactas, projetados para funcionar com menos recursos computacionais, menor latência e maior privacidade. Neste exercício mostramos como usar estes modelos usando API's ou localmente através do Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.