Migrando relatórios automáticos do Excel para o Python

A necessidade de criar relatórios para sumarizar e apresentar dados e análises é rotineira para quem trabalha na área de dados. Também é frequente o uso de ferramentas simples do tipo point & click, como Excel e Word, para produzir relatórios. Algo mais frequente ainda são problemas de reprodutibilidade e automatização que acabam acontecendo com o uso de tais ferramentas.

Neste texto mostramos uma alternativa interessante para usuários de Python. Imagine escrever seu relatório, analisar e apresentar os dados com código de Python usando apenas uma interface, sem copia e cola e sem quebra galhos? A ferramenta Quarto proporciona exatamente isso, permitindo que o usuário desenvolva seu relatório mesclando texto, imagens, tabelas e códigos em um único documento fonte. No final, o usuário pode compilar o documento e gerar um PDF, um HTML, apresentação de slides, etc.

A seguir demonstramos o fluxo de trabalho de usar o Quarto para produzir um relatório de exemplo com dados econômicos. Para saber mais veja o curso de Produção de Relatórios Automáticos usando Python.

Passo 01: criar o arquivo do relatório

Basta abrir o VS Code ou interface de sua preferência e criar um arquivo “.qmd”. Este arquivo se chama Quarto e é a fonte do conteúdo e código que gera o relatório.

Clique com o botão direito sobre o Explorer e depois clique em New File...
Digite um nome para o arquivo mais a extensão “.qmd”, pressione Enter e o arquivo estará criado e aberto na IDE.

Passo 02: definir o título e cabeçalho

Utilize os parâmetros de YAML para inserir título, subtítulo, autor, data e muito mais no seu relatório. Como exemplo, vamos criar um relatório de taxas de câmbio e aqui definimos:

Parâmetros opcionais no cabeçalho do relatório
  • Título
  • Subtítulo
  • Nome do autor
  • Data do relatório
  • Linguagem utilizada
  • Formato de saída do relatório
  • Temas padronizados
  • Controle de exibição de códigos

Passo 03: importar os dados

Para importar os dados a serem utilizados no relatório é necessário criar uma célula de código Python e escrever o código adequado de importação de dados, tal como:

Criando célula de código para importar dados

Ao clicar em “Run Cell” o resultado do código é exibido no próprio VS Code (Python e Quarto devem estar instalados e configurados para isso funcionar).

Passo 04: criar análises dos dados

Em seguida vamos criar duas análises simples dos dados para colocar neste relatório de exemplo:

  1. Uma tabela da última cotação, variação no mês e variação no ano;
  2. Um gráfico da evolução histórica da cotação das moedas.

A célula de código abaixo cria a primeira análise:

Escrevendo o código para gerar uma tabela de análise das últimas cotações e variações de taxas de câmbio

A próxima célula cria a segunda análise:

Escrevendo o código para gerar um gráfico de análise da evolução de taxas de câmbio

Passo 05: definir o layout, textos e elementos visuais

Para finalizar, vamos personalizar o relatório definindo um layout customizável. Nesta etapa a criatividade é fundamental para obter um resultado visual que agrade o público alvo. No nosso exemplo vamos apenas dividir o relatório em duas colunas de tamanho igual e colocar um pequeno texto no início. Isso é feito facilmente usando o Quarto:

Criando um layout personalizado em duas colunas

Passo 06: compilar o relatório

Agora que o relatório está produzido, basta compilá-lo para gerar o arquivo final (HTML ou outro definido no início). Para isso é necessário acessar através do terminal (atalho Ctrl + ') a pasta onde o relatório está localizado e executar o comando de renderização, conforme abaixo:

Compilando relatório com comando no terminal

O nome do arquivo final salvo na mesma pasta é “relatorio.html”, que você pode abrir em qualquer navegador de internet para ver o resultado:

Este relatório é bem simples e básico, serve apenas para demonstrar o fluxo de trabalho com o Quarto + Python. Dá para criar relatórios mais completos, complexos e personalizados. Para saber mais veja o curso de Produção de Relatórios Automáticos usando Python.

Conclusão

Neste texto mostramos que dá pra enterrar aquele seu relatório manual no Excel e automatizar toda a rotina de análise de dados usando o Python + Quarto. Mostramos um exemplo de relatório de câmbio com dados do Banco Central.

Quer aprender mais?

Clique aqui para fazer seu cadastro no Boletim AM e baixar o código que produziu este exercício, além de receber novos exercícios com exemplos reais de análise de dados envolvendo as áreas de Data Science, Econometria, Machine Learning, Macroeconomia Aplicada, Finanças Quantitativas e Políticas Públicas diretamente em seu e-mail.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Análise exploratória para modelagem preditiva no Python

Antes de desenvolver bons modelos preditivos é necessário organizar e conhecer muito bem os dados. Neste artigo, damos algumas dicas de recursos, como gráficos, análises e estatísticas, que podem ser usados para melhorar o entendimento sobre os dados usando Python.

Como usar modelos do Sklearn para previsão? Uma introdução ao Skforecast

Prever séries temporais é uma tarefa frequente em diversas áreas, porém exige conhecimento e ferramentas específicas. Os modelos de machine learning do Sklearn são populadores, porém são difíceis de aplicar em estruturas temporais de dados. Neste sentido, introduzimos a biblioteca Skforecast, que integra os modelos do Sklearn e a previsão de séries temporais de forma simples.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.