O que é uma linguagem de programação e por que eu preciso aprender isso?

A Ciência de Dados envolve princípios, processos e técnicas para compreender fenômenos por meio da análise de dados. Isso permite às empresas tomarem decisões orientadas por dados, ocasionando a criação de produtos sofisticados e a resolução de problemas complexos. Nos dias atuais, é quase impossível realizar todo esse processo sem a utilização de uma linguagem de programação.

O processo de Ciência de Dados pode ser representado da seguinte forma:

As linguagens de programação são extremamente úteis em todas as etapas acima, criando-se um sistema automatizado permitindo que seja controlado todo o fluxo de dados.

As três linguagens mais utilizadas em Ciência de Dados são: SQL; R e Python.

SQL é o acrônimo para Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada - e é utilizada para acessar, manipular e consultar dados de objetos, ou seja, uma linguagem criada para se comunicar com bancos de dados.

R é uma linguagem criada para realizar uma grande variedade de cálculos estatísticos e técnicas para a construção de gráficos.

Python é uma linguagem de propósito geral (diferente do R), que possui diversas funcionalidades, entretanto, a partir de bibliotecas criadas pela comunidade, se tornou uma ferramenta poderosa para a análise de dados.

R e Python são linguagens open source. Isso significa que o código base está disponível de graça para qualquer um criar, distribuir ou contribuir com o seu uso. Isso permite que tenha um universo imenso de pacotes grátis criados pela comunidade, que auxiliam na resolução de problemas desde a área geoespacial até para a área de finanças e economia. 

Podemos reduzir todo o processo de Ciência de dados em um ambiente automatizado da seguinte forma:

Veja a imagem e pense bem: seria possível alcançar todos os passos facilmente utilizando o Excel? Desde a coleta e armazenamento, experimentações e previsões, a apresentação dos resultados, validação e a reavaliação do processo em conjunto com o time de dados?

Com as linguagens de programação, é possível realizar todos esses passos: os dados são coletados e tratados com o R e o Python. Podem ser armazenados e organizados em bancos de dados e operacionalizados com o SQL e seus respectivos sistemas gerenciadores. Por fim, o R e o Python realizam a tarefa de exploração, experimentação e previsão.

Tudo isso é criado em um sistema automatizado, reprodutível e que através de ferramentas, como Git e o Github, seja possível acompanhar mudanças e contribuições em arquivos e códigos com um time por meio do processo de versionamento de código.

Exemplo - Previsão da Pesquisa Mensal de Serviços

Podemos utilizar como exemplo os Dashboards de previsões econômicas da Análise Macro, construídos a partir do nosso curso de Modelos Preditivos (de Machine Learning) aplicados à Macroeconomia

Através do R, construímos um código que permite passar por todas as etapas: são coletados dados brutos de fontes externas; em seguida os dados são tratados para que se possa criar os cálculos para previsão, e por fim, os resultados são apresentados em um painel interativo para o usuário. Tudo isso realizado de forma automatizada.

Considerações

As linguagens de programação, apesar de difícil aprendizado, se tornaram cruciais para o processo de Ciência de Dados. É notório as vantagens e os benefícios que elas trazem para o usuário e uma empresa.

____________________________________________________

Quer aprender mais?

Veja nosso curso de Fundamentos de Análise de Dados, onde ensinamos todo o processo para aqueles que desejam entrar na área. O curso faz parte da trilha Ciência de Dados para Economia e Finanças.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Análise de Dados com REPL Tool e LLM usando LangGraph

Neste post, vamos mostrar como você pode criar um agente que interpreta e executa código Python em tempo real, utilizando o REPL-Tool e um LLM da família Gemini. Começamos com um exemplo genérico e, em seguida, aplicamos a mesma estrutura à análise econômica de uma série histórica do IPCA.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.