Modelos ARIMA com o Python

Modelos univariados são bastante utilizados para fins de modelagem e previsão de um amplo conjunto de variáveis. Nesse post, vamos ilustrar a aplicação desses modelos sobre a inflação brasileira medida pelo IPCA utilizando modelos do tipo ARIMA

Criando um Modelo AutoArima no Python

Para criar uma previsão do IPCA usando o Python, devemos proceder através do processo de Análise de Dados, seguindo os seguintes passos:

  • Coleta do IPCA: utilizaremos a biblioteca python-bcb para retirar os dados do IPCA mensal direto do SGS, por meio do código 433;
  • Tratamento e Data Wrangling: Para fins de criação e utilização da biblioteca statsforecast devemos formatar os dados em uma forma ideal, bem como realizar a separação de dados de treino e teste;
  • Análise exploratória: Averiguar por meio de estatísticas descritivas e gráficos o comportamento do IPCA;
  • Modelagem e Previsão: criação do modelo e previsão.

Começamos com o processo de coleta dos dados e tratamento dos dados do IPCA, como demonstrado no código abaixo:


# Coleta do IPCA
ipca_raw = sgs.get(('y', 433), start = '2004-01-01')
# Tratamento do IPCA
ipca = (
    ipca_raw
    .reset_index()
    .assign(unique_id = 'ipca')
    .rename(columns = {'Date' : 'ds' })
)

O objetivo portanto, a partir da coleta e tratamento dos dados, será o de separar a amostra da série do IPCA mensal em teste e treino, utilizar a biblioteca statsforecast para rodar um AutoArima nos dados de testes.

Para entender todo o processo listado acima, com os códigos e video-aula, faça parte do Clube AM, o repositório de código da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Vemos o resultado da previsão do AutoArima comparado com os dados de teste:

________________________________________________

Quer se aprofundar no assunto?

Alunos da trilha de Ciência de dados para Economia e Finanças podem aprender a como construir projetos que envolvem dados reais usando modelos econométricos e de Machine Learning com o R.

Referências
Hyndman, R.J., & Athanasopoulos, G. (2021) Forecasting: principles and practice, 3rd edition, OTexts: Melbourne, Australia. OTexts.com/fpp3.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Determinantes do Preço do Ouro: VAR + Linguagem R

Este artigo realiza uma análise econométrica para investigar os determinantes dinâmicos do preço do ouro. Utilizando um modelo Vetorial Autorregressivo (VAR) em R, examinamos o impacto de variáveis como o dólar (DXY), a curva de juros e a incerteza global. Os resultados mostram que um fortalecimento inesperado do dólar tem um efeito negativo e significativo no curto prazo sobre os retornos do ouro, embora a maior parte de sua variância seja explicada por fatores intrínsecos ao seu próprio mercado.

Existe correlação entre vagas de emprego e o S&P 500?

O que explica a divergência entre S&P 500 e vagas de emprego? Seria o impacto da IA ou a política monetária? Utilizando um análise dados e modelo VAR e testes de causalidade de Granger usando a linguagem de programação R, investigamos a relação e o motivo por trás da "boca de jacaré".

Como medir a comunicação do Banco Central?

Descubra como o índice ALT transforma a linguagem do Banco Central em dados analisáveis, permitindo investigar como o tom das atas do COPOM varia conforme o cenário macroeconômico e as decisões de política monetária.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.