Transformando os gráficos do ggplot em gifs

O gganimate é um pacote que permite extender os gráficos do ggplot para uma forma animada, em formato de vídeo ou gif. Esse tipo de visualização pode ser muito interessante, principalmente para apresentações de slides ou textos online. Para demonstrar a funcionalidade do pacote, iremos analisar o comportamento da participação da agropecuária no PIB das microrregiões do Brasil, entre 2002 e 2018. Para capturar os dados, iremos utilizar o pacote sidrar, que faz o download dos dados do IBGE. Já para plotar o mapa, utilizaremos o pacote geobr.

Além dos pacotes carregados pelo library, é necessário instalar os pacotes gifski, png e transformr.

 


#install.packages('gifski')
#install.packages('png')
#install_github("thomasp85/transformr")
library(geobr)
library(sidrar)
library(gganimate)

Além de fazer o download dos dados e dos mapas, é preciso junta-los em um mesmo dataframe por um denominador comum. No caso, utilizaremos o código IBGE da microrregião, presente em ambas as bases.

pib_agro = sidrar::get_sidra(5938,
variable = 516, #variavel e porcentagem do agro no pib
geo = "MicroRegion",
period = "all")

mapa_micro = read_micro_region()
mapa_micro$code_micro = as.character(mapa_micro$code_micro)

merged = dplyr::left_join(mapa_micro, pib_agro, by = c("code_micro" = "Microrregião Geográfica (Código)"))
merged$Ano = as.integer(merged$Ano)

Com o dataframe pronto, é possível plotar o mapa. Veja que os comandos do pacote gganimate são as duas últimas linhas. O comando transition_time faz a definição da variável que vai corresponder aos frames do vídeo. Já com o ease_aes, o pacote faz uma interpolação entre os frames para gerar uma suavização dos dados.


ggplot() +
geom_sf(data=merged, aes(fill=Valor), color= NA) +
labs(subtitle="Participação da agricultura no PIB", size=8) +
scale_fill_continuous(trans = "reverse") +
theme_minimal() +
theme(axis.title=element_blank(),
axis.text=element_blank(),
axis.ticks=element_blank()) +
labs(title = 'Year: {frame_time}') +
transition_time(Ano) +
ease_aes('linear')


Com o mapa, é possível perceber que a participação da agropecuária caiu no período de forma quase geral, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste do país, mas permanece forte em parte das regiões Centro-oeste e Norte.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Estamos em pleno emprego no mercado de trabalho?

Este artigo investiga se o mercado de trabalho brasileiro atingiu o nível de pleno emprego, utilizando uma estimativa da NAIRU (Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment) baseada na metodologia de Ball e Mankiw (1997). Através de uma modelagem em Python que unifica dados históricos da PME e PNAD Contínua com as expectativas do Boletim Focus, comparamos a taxa de desocupação corrente com a taxa neutra estrutural. A análise visual e quantitativa sugere o fechamento do hiato de desemprego, sinalizando potenciais pressões inflacionárias. O texto detalha o tratamento de dados, a aplicação do Filtro Hodrick-Prescott e discute as vantagens e limitações da metodologia econométrica adotada.

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.