A crise econômica sob o ponto de vista marxista

Não, eu não virei marxista do dia para a noite. No final do ano passado, porém, acabei escrevendo um texto bem diferente de tudo o que já escrevi sobre a crise do subprime e suas derivações. Foi fruto de minha releitura do livro 3. Não tenho o menor preconceito contra Marx e acho muito de seus insights bem interessantes. Daí que...

"A atual crise do capitalismo pegou de surpresa a maior parte dos economistas ligados à tradição walrasiana de pensar a disciplina. Isto porque, mesmo com o avanço do mainstream para além do equilíbrio estável e único – como propõe o modelo Dynamic Stochastic General Equilibrium (DSGE) – há (ou havia) ainda uma percepção de que depressões na atividade econômica são eventos esporádicos. Assim, como propõem os modelos de crescimento endógeno neoclássicos de Lucas e de Romer – seguindo a tradição iniciada por Solow na década de 50 do século passado – as economias tenderiam para uma trajetória de crescimento contínuo ao longo do tempo".

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que são Agentes de IA?

O que é um agente e como ele funciona? Como agentes tomam decisões usando racioncínio e planejamento? Neste artigo, nosso objetivo é investigar estas questões para construir um conhecimento fundamental sobre AI agents.

As diferentes formas de avaliar o erro de um modelo de previsão

Existem tantas siglas para métricas de desempenho de modelos preditivos que é fácil se perder na sopa de letrinhas. Neste artigo, fornecemos uma visão geral das principais métricas para avaliar e comparar modelos de regressão e classificação, usando exemplos com dados em Python.

Previsão do CPI usando text mining

Exploramos neste exercício, de forma similar a Ferreira (2022), a utilidade de tópicos latentes extraídos dos comunicados do FOMC, por um modelo LDA, na previsão da inflação norte-americana, medida pelo CPI. O objetivo é comparar um modelo econométrico simples, tal como um AR-GAP de Faust e Wright (2013), em especificações com e sem os fatores textuais.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.