As eleições de 2014, a poesia de Bandeira e dois tostões de macroeconomia

desemprego02Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte? - O que eu vejo é o becoReclama Manuel Bandeira em seu simples, porém estupendo "poema do beco". Para o analista de fatos econômicos, e não necessariamente cotidianos, a poesia de Bandeira soa como retumbante verdade. O beco aqui, inclusive, é o que causa estranheza ao olhar os últimos dados da pesquisa do Ibope para a eleição do ano que vem. Por esta, em todos os cenários avaliados, a presidenta Dilma Rousseff sairia vencedora, acaso a eleição fosse hoje. Causa estranheza tal situação talvez por conta dos inúmeros protestos que tomaram conta de nossas cidades - e ainda tomam algumas - pelos últimos meses. Mas causa ainda mais estranheza pelo fato de que a política econômica da atual administração federal esteja tão fora de rumo. Ora, pergunta o leitor, se a sociedade reclama e os economistas idem, o que explica a possível reeleição da presidenta?

O beco, leitor, é o que alguns veem. A paisagem, a Glória, a baía e a linha do horizonte, é  o que 54% das respostas a outra pesquisa, a da CNI-Ibope, parecem se atentar, de outra feita, aprovando o governo federal. E a causa disso é basicamente o que ilustra o gráfico acima. Nele é possível verificar o comportamento do desemprego e do rendimento real desde a quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, em setembro de 2008. Como era esperado, a correlação entre ambas as séries é negativa (-0,87), isto porque reduções de desemprego implicam em escassez relativa do fator trabalho, elevando o seu preço, que é o salário real.

A elevação do salário real, nos últimos anos, é o que vem dando números tão superlativos para a avaliação do governo federal, em última instância. Se a renda das pessoas está aumentando, afinal, todas as outras coisas - o beco, no caso - parecem mesmo difícil de perceber. É o que mostra a série histórica da pesquisa CNI-Ibope, mostrada no gráfico abaixo.

aprovgovfed

Retirando as duas últimas pesquisas, muito influenciadas pelas manifestações, a média de desaprovação do governo fica em 19%, enquanto a aprovação situa-se em 74%. Os dados parecem estar em sintonia com o avanço da renda real, dado o baixo desemprego do período. Mesmo a despeito da inflação medida pelo IPCA nos últimos 33 meses ter ficado em 6,1%, bem acima da meta de inflação ou o crescimento do produto nos últimos dez trimestres ter sido de 2,6%, ambos no acumulado em 12 meses. Se existe uma variável que parece sugerir maior sensibilidade para aprovar/desaprovar um governo, o analista deve se concentrar no comportamento da renda ou do desemprego. Algo que eu próprio farei em algum momento nesse espaço.

Em assim sendo, ainda que o beco da política macroeconômica, com pífios resultados, cause estranheza a princípio, é o céu de brigadeiro representado pelo avanço da renda real que garante tranquilidade ao Planalto. Bandeira e a maior parte dos economistas talvez olhe para aquele, mas a população tende a se concentrar neste.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Introdução ao LangGraph

LangGraph é um framework em Python desenvolvido para gerenciar o fluxo de controle de aplicações que integram um modelo de linguagem (LLM). Com ele podemos construir Agentes de IA robustos e previsíveis.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.