Miopia e ouvidos moucos na condução da política econômica: o ocaso Dilma Rousseff.

Foi com esse título que publiquei ontem a Carta de Outubro do GECE/UFF.  Nessa edição conjecturo o que Teófilo, o deputado incorruptível, mas corrompido, de Machado de Assis, diria a presidenta Dilma Rousseff, acaso tivesse a oportunidade de encontrá-la. Será que ele agiria como queria agir com o Imperador? Sob o título "“Miopia e ouvidos moucos na condução da política econômica: o ocaso Dilma Rousseff”, a carta questiona a insensibilidade da atual administração federal às inúmeras críticas à condução da política econômica. Inspirado na obra de Machado e nos escritos do economista carioca Mario Henrique Simonsen, a carta analisa os resultados pífios da macroeconomia brasileira no período recente. Para conferir, clique aqui.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados do Google Trends no R e no Python

Como acompanhar e antecipar tendências de mercado? Independentemente da resposta final, os dados são o meio. Neste artigo, mostramos como obter dados do Google Trends em tempo quase real, utilizando as linguagens de programação R e Python.

Contribuição para a Volatilidade [Python]

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.