Um dos aspectos mais trágicos da atual conjuntura é a lenta recuperação da economia. O hiato do produto, a diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial, segue em terreno bastante negativo e a taxa de desemprego segue elevada. A pergunta que fica é, portanto, quando voltaremos a crescer? Para respondê-la, precisamos seguir alguns passos. Antes de tudo, é preciso que a incerteza, causada sobretudo pelo ambiente político, ceda. Uma vez que a incerteza diminua, os agentes aumentarão a confiança no futuro e voltarão a consumir e investir.
Para ilustrar, mostramos aqui a correlação negativa entre incerteza e confiança do consumidor. Para isso, pegamos os dados da FGV, que podem ser lidos com o pacote readr.
library(readr) data = read_csv2('confianca.csv', col_types = list(col_date(format='%d/%m/%Y'), col_double(), col_double(), col_double(), col_double(), col_double(), col_double())) data = data[complete.cases(data),]
Uma vez lidos os dados, podemos gerar um gráfico com o pacote ggplot2 como abaixo.
library(ggplot2) library(gridExtra) library(scales) g1 = ggplot(data, aes(Data, icc_exp_sa))+ geom_line()+ scale_x_date(breaks = date_breaks("2 year"), labels = date_format("%Y"))+ theme(axis.text.x=element_text(angle=45, hjust=1))+ labs(x='', y='Índice', title='Índice de Confiança do Consumidor') g2 = ggplot(data, aes(Data, iie))+ geom_line()+ scale_x_date(breaks = date_breaks("2 year"), labels = date_format("%Y"))+ theme(axis.text.x=element_text(angle=45, hjust=1))+ labs(x='', y='Índice', title='Incerteza') g3 = ggplot(data, aes(iie, icc_exp_sa))+ geom_point(colour='black', size=2)+ geom_smooth(method='lm', se=FALSE, colour='red', linetype='dashed')+ labs(x='Incerteza', y='Confiança Consumidor', title='Incerteza vs. Confiança do Consumidor', caption='Fonte: analisemacro.com.br') grid.arrange(g1, g2, g3, ncol=2, nrow=2, layout_matrix= rbind(c(1,2), c(3,3)))
E o gráfico...
A correlação entre o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) e o IIE (Índice de Incerteza Econômica) é de -0,57 para a amostra de dados disponível. Para entender melhor aqueles passos, precisamos agora construir um modelo colocando incerteza, confiança e consumo, para que possamos entender essa cadeia de causalidade.
Não me parece correto, entretanto, criticar o nó confiança => consumo, sem se atentar para o efeito da incerteza sobre a confiança do consumidor e dos empresários...
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O arquivo confianca.csv está disponível no repositório do Blog.