Em menos de um ano do início da pandemia, de forma inédita, em uma corrida biomédica que poucas vezes se viu na História da Humanidade, veio a vacina contra a Covid-19. Desenvolvidas de forma isolada por laboratórios privados ou em parceria com governos soberanos, não importa, o fato é que a era da inteligência artificial não deixou a Humanidade na mão, entregando em tempo recorde um antídoto para a peste que nos assola.
A despeito dessa excelente notícia para a Humanidade, o cenário para o Brasil não é dos mais animadores. Dada a descoordenação sem precedentes vinda do Palácio do Planalto, a vacinação no país caminha a passos de cágado. Nesse Comentário de Conjuntura, trazemos um retrato da vacinação no país.
Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.
Os dados utilizados estão disponíveis no repositório do Wesley Cota, e são importados abaixo.
## Carregar pacotes library(tidyverse) library(lubridate) library(zoo) library(tsibble) library(fable) library(feasts) library(tsibbledata) ## Coletar dados covid_df = readr::read_csv("https://raw.githubusercontent.com/wcota/covid19br/master/cases-brazil-states.csv", guess_max = 10000) %>% group_by(state) %>% mutate(d_vaccinated = vaccinated - lag(vaccinated,1)) %>% mutate(MM_dose1 = rollmean(d_vaccinated, 7, NA, align='right'))
Observe que na função read_csv nós setamos o argumento guess_max igual a 10.000, dado que as primeiras mil linhas da coluna vaccinated estão com NA. Caso isso não seja feito, a função irá ler todas as linhas da coluna como NA.
Uma vez que os dados estejam disponíveis, podemos construir o gráfico abaixo.
A despeito da vacinação diária ainda está aquém do ritmo necessário para vacinar toda a população em um prazo adequado, uma boa notícia advinda dos dados é que a média móvel de 7 dias tem avançado. Ela estava em torno de 200 mil doses no início de fevereiro e tem avançado para acima das 500 mil doses na margem.
Esperamos que o programa de vacinação avance de forma inequívoca a partir de agora, dado o agravamento da pandemia que estamos assistindo - e que foi detalhado no Comentário de Conjuntura anterior.
Membros do Clube AM, por suposto, têm acesso a todos os códigos desse exercício.
____________________________