Comentário de Conjuntura

Comentário de Conjuntura: Semana de decisão sobre os juros

By 19 de março de 2018 No Comments

A semana é marcada pela decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) na quarta-feira, 21/03. A expectativa do mercado é que haja um novo corte de 25 pontos-base no juro básico, levando-o para 6,5% a.a. Isso tanto porque o PIB do quarto trimestre veio aquém do esperado, como o cenário para a inflação continua bastante comportado. As leituras de janeiro e fevereiro da inflação medida pelo IPCA, períodos de sazonalidade desfavorável, se mostraram surpreendentemente baixas. Ademais, o solavanco do início do ano no cenário externo não parece ter aberto um período de instabilidade mais acentuado - a despeito, diga-se, de um ou outro pico de volatilidade, como o de hoje, causado pela queda nas ações do Facebook. Tudo isso posto indica como cenário provável mais uma queda do juro básico, o que confirma a política monetária em posição mais expansionista.

Para além do COPOM, a semana tem a divulgação do IBC-BR, feita hoje pela manhã, e do IPCA-15 na sexta-feira. O Índice de Nível de Atividade do Banco Central (IBC-BR) teve uma queda de 0,56% entre dezembro e janeiro, após quatro leituras positivas nessa métrica. Na comparação interanual, houve avanço de 2,97% contra janeiro de 2017 e no acumulado em doze meses o índice acumula alta de 1,20%.

Preparamos, a propósito, uma apresentação usando o R para o índice, que pode ser baixada aqui. Membros do Clube do Código têm acesso a todo o código necessário para gerar essa apresentação.

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente