Consumo de Energia e Nowcasting do PIB

No dia 20 de abril, publiquei aqui nesse espaço a edição número 15 do Comentário de Conjuntura fazendo uma análise sobre o Consumo de Energia. Na minha visão, o fato da elasticidade entre a energia e o pib serem muito próximos da unidade significa que o PIB não teria tido um resultado ruim no 1º tri de 2021. Pelo contrário, o resultado deveria vir positivo, já que o Consumo de Energia havia continuado a toada da recuperação. Nesse Comentário de Conjuntura, com os dados divulgados ontem, vamos fazer uma análise detalhada da relação entre o PIB e o Consumo de energia elétrica, bem como apresentamos nosso modelo de nowcasting do PIB.

Os membros do Clube AM têm acesso a todos os códigos dos nossos exercícios!

Para começar, vamos comparar aqui o número índice do PIB dessazonalizado com o consumo de energia, também dessazonalizado.

As séries andam juntas e há, possivelmente, uma relação de cointegração entre elas. Uma vez consideradas as séries em nível, podemos ver a comparação das variações marginal, interanual e anual.

O fit entre as séries é impressionante, não é mesmo?


Esse fit continua também na variação interanual e na variação acumulada em 4 períodos, como pode ser vista abaixo.

A variação acumulada em 4 trimestres mostra uma relação forte entre as séries, com uma volta pronunciada do consumo na margem. Algo que ainda não ocorre com o PIB.

Para além dessa relação entre consumo de energia e movimentos do PIB, também estamos trabalhando aqui na AM em um modelo de nowcasting para o PIB, sob liderança do Vitor Pestana Ostrensky.

O resultado previsto para o 1º tri de 2021 foi de 1,22%, quando o ocorrido ficou em 1,2, na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Os resultados do modelo bem como a sua operacionalização serão divulgados nos próximos dias no Clube AM.

(*) Aprenda a fazer esse tipo de análise através dos nossos Cursos Aplicados de R.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Coletando dados regionais do CAGED no Python

Os dados regionais do CAGED permitem analisar o mercado de trabalho de forma detalhada, em termos de setores, educação, rendimento e características pessoais dos trabalhadores brasileiros. Neste exercício mostramos como acessar estas informações online via Python.

Coletando dados de Setores Censitários do Censo 2022 no Python

Dados sobre a demografia e o território são primordiais para definir e implementar políticas públicas, áreas de atuação comercial e/ou estratégias de marketing. Sendo assim, saber usar os dados do Censo 2022 pode trazer vantagens competitivas. Neste exercício mostramos como obter os dados da Malha de Setores Censitários no formato vetorial (GeoJson) usando o Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.