Consumo de Energia e Nowcasting do PIB

No dia 20 de abril, publiquei aqui nesse espaço a edição número 15 do Comentário de Conjuntura fazendo uma análise sobre o Consumo de Energia. Na minha visão, o fato da elasticidade entre a energia e o pib serem muito próximos da unidade significa que o PIB não teria tido um resultado ruim no 1º tri de 2021. Pelo contrário, o resultado deveria vir positivo, já que o Consumo de Energia havia continuado a toada da recuperação. Nesse Comentário de Conjuntura, com os dados divulgados ontem, vamos fazer uma análise detalhada da relação entre o PIB e o Consumo de energia elétrica, bem como apresentamos nosso modelo de nowcasting do PIB.

Os membros do Clube AM têm acesso a todos os códigos dos nossos exercícios!

Para começar, vamos comparar aqui o número índice do PIB dessazonalizado com o consumo de energia, também dessazonalizado.

As séries andam juntas e há, possivelmente, uma relação de cointegração entre elas. Uma vez consideradas as séries em nível, podemos ver a comparação das variações marginal, interanual e anual.

O fit entre as séries é impressionante, não é mesmo?


Esse fit continua também na variação interanual e na variação acumulada em 4 períodos, como pode ser vista abaixo.

A variação acumulada em 4 trimestres mostra uma relação forte entre as séries, com uma volta pronunciada do consumo na margem. Algo que ainda não ocorre com o PIB.

Para além dessa relação entre consumo de energia e movimentos do PIB, também estamos trabalhando aqui na AM em um modelo de nowcasting para o PIB, sob liderança do Vitor Pestana Ostrensky.

O resultado previsto para o 1º tri de 2021 foi de 1,22%, quando o ocorrido ficou em 1,2, na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Os resultados do modelo bem como a sua operacionalização serão divulgados nos próximos dias no Clube AM.

(*) Aprenda a fazer esse tipo de análise através dos nossos Cursos Aplicados de R.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como usar Modelos de Linguagem no R com o pacote {elmer}

Na análise de dados contemporânea, o uso de Modelos de Linguagem (LLMs) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para automatizar e aprimorar tarefas analíticas. Ao integrarmos LLMs a pacotes como o ellmer, podemos ampliar nossas capacidades de extração, interpretação e automação de dados no ambiente R. Neste post, exploramos o papel desses modelos e detalhamos como o ellmer opera dentro do universo da linguagem de programação R.

Introdução ao AutoGen: Agentes Inteligentes na Análise Financeira

O AutoGen é um framework da Microsoft que permite criar agentes de IA colaborativos. Na área financeira, pode automatizar a coleta de dados, cálculos de indicadores e geração de relatórios. Este artigo apresenta os conceitos básicos e um exemplo aplicado a ações de empresas.

Como usar LangGraph e LLMs para prever a inflação no Brasil

Este post apresenta um estudo de caso sobre como utilizar o LangGraph e modelos de linguagem para estruturar um sistema multiagente voltado à previsão do IPCA. O exercício cria um sistema que utiliza-se de personas analíticas que trabalham em paralelo, permitindo validar previsões, calcular métricas de erro e consolidar relatórios automatizados. A abordagem demonstra como fluxos multiagentes podem apoiar a análise econômica, oferecendo múltiplas perspectivas e maior consistência nos resultados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.