Consumo em Restaurantes e Supermercados

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, criou dois índices de consumo em restaurantes e supermercados que são bastante interessantes para verificar o impacto da pandemia nos hábitos de consumo dos brasileiros. Nesse Comentário de Conjuntura, fazemos uma análise dos índices. O código completo está disponível para os membros do Clube AM.


library(readxl)
library(tidyverse)
library(zoo)

Com o código acima, nós carregamos os pacotes utilizados nesse exercício. A seguir, nós baixamos a planilha excel disponível no site da FIPE.


url = 'https://downloads.fipe.org.br/indices/indicesconsumoalelo-serieshistoricas.xlsx'
download.file(url, destfile = 'seriehistorica.xlsx', mode='wb')
data = read_excel('seriehistorica.xlsx', sheet=1, skip=1) %>%
select(dia, "Índice de Consumo em Supermercados (ICS) - Valor",
"Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) - Valor") %>%
rename('Consumo em Supermercados (diário)' = "Índice de Consumo em Supermercados (ICS) - Valor",
'Consumo em Restaurantes (diário)' = "Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) - Valor") %>%
mutate(`Consumo em Supermercados (mensal)` = rollapply(`Consumo em Supermercados (diário)`, 30,
mean, align='right',
fill=NA)) %>%
mutate(`Consumo em Restaurantes (mensal)` = rollapply(`Consumo em Restaurantes (diário)`, 30,
mean, align='right',
fill=NA)) %>%
drop_na() %>%
gather(variavel, valor, -dia)

A seguir, nós podemos gerar o gráfico múltiplo abaixo.

A análise dos gráficos sugere que o consumo em supermercados aumentou no início da pandemia, enquanto houve uma queda brusca no consumo em restaurantes. Enquanto aquele parece ter voltado ao seu nível normal, este ainda não completou a volta ao nível anterior à pandemia.

A esse respeito, é interessante verificar se haverá uma mudança permanente nos hábitos de consumo, isto é, mais pessoas cozinhando em casa, por exemplo, o que reduz o consumo potencial em restaurantes.

_______________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é e como funcionam Sistemas Multi-Agentes

Sistemas multi-agentes (MAS) representam uma nova forma de estruturar aplicações de inteligência artificial, especialmente úteis para lidar com problemas complexos e distribuídos. Em vez de depender de um único agente generalista, esses sistemas são compostos por múltiplos agentes especializados que colaboram, competem ou se coordenam para executar tarefas específicas. Neste post, explicamos o que são os MAS, seus principais componentes (como LLMs, ferramentas e processos) e as arquiteturas mais comuns.

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.