Desemprego de longo prazo no Brasil

O IBGE divulgou na última sexta-feira a PNAD Contínua em seu recorte trimestral - os dados podem ser vistos aqui. A pesquisa tem diversos indicadores interessantes, como o tempo de procura por emprego entre os desocupados e medidas de subutilização da força de trabalho. Nesse Comentário de Conjuntura, vamos ilustrar o desemprego pelo tempo de procura, dando uma ideia do desemprego de longo prazo no Brasil e sua relação com o desemprego total.

O desemprego de longo prazo é uma medida internacionalmente conhecida e pode ser definida pelo tempo de procura por emprego superior a dois anos. Ela é um indicador importante não apenas por sinalizar o nível e o tempo de ociosidade da economia, mas também por refletir a perda de produtividade dentro do ciclo econômico. Em particular, quanto mais tempo a pessoa fica desempregada, maior a perda de capital humano, mais difícil é conseguir um novo posto de trabalho (Ball e Mankiw, 2002).

Nesse contexto, uma retomada demorada da economia pode agravar um fenômeno conhecido na literatura de economia do trabalho chamado de histerese. Isto é, a dificuldade de um objeto, no caso a taxa de desemprego, em voltar ao seu estado original após sofrer um determinado choque. Ou, em outras palavras, a dificuldade do desemprego ceder após uma alta pronunciada como a que temos observado nos últimos anos.

Essa dificuldade estaria relacionada justamente à perda de capital humano associada ao desemprego por longo período.

Para verificar o estágio do desemprego de longo prazo no Brasil, vamos pegar os dados da tabela 1616 com a ajuda do pacote sidrar. O código abaixo implementa.


table = get_sidra(api='/t/1616/n1/all/v/4092/p/all/c1965/all')
pea = get_sidra(api='/t/4093/n1/all/v/4088/p/all/c2/6794')$Valor
total = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==40310]
ummes = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==31827]
umano = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==31828]
umdosanos = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==31829]
doisanos = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==101227]

O código pega os dados referentes ao tempo de procura por emprego. A seguir, nós preparamos nossos dados para um gráfico de área empilhado.


time = seq(as.Date('2012-03-01'), as.Date('2019-12-01'), by='3 month')
data = cbind(ummes/total, umano/total, umdosanos/total,
doisanos/total)*100
colnames(data) = c('Menos de 1 mês', 'De 1 mês a menos de 1 ano',
'De 1 ano a menos de 2 anos', '2 anos ou mais')

longrun = xts(data, order.by=time)
longrun = data.frame(time = index(longrun),
melt(as.data.frame(longrun)))
colnames(longrun) = c('time', 'Indexador', 'value')

E o gráfico.


ggplot(longrun, aes(x = time, y = value)) +
geom_area(aes(colour = Indexador, fill = Indexador))+
xlab('')+ylab('Participação Percentual')+
labs(title='Desemprego de Longo Prazo no Brasil',
caption='Fonte: analisemacro.com.br')+
theme(legend.position = 'top',
legend.title = element_blank())

O desemprego de longo prazo representa algo como 1/4 do desemprego total. No quarto trimestre de 2019, eram 2,9 milhões de pessoas nessa situação. Acompanhar o avanço dessa métrica é uma maneira de verificar o quanto a retomada da economia está ganhando tração.

(*) Ver Ball, Laurence, and N. Gregory Mankiw. 2002. "The NAIRU in Theory and Practice ." Journal of Economic Perspectives16 (4): 115-136.

(**) Aprenda a analisar dados em nossos Cursos Aplicados de R.

___________________


Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.