Histerese e desemprego de longo prazo

Na literatura de economia do trabalho é conhecido o fenômeno chamado de histerese. Isto é, a dificuldade de um objeto, no caso a taxa de desemprego, em voltar ao seu estado original após sofrer um determinado choque. Ou, em outras palavras, a dificuldade do desemprego ceder após uma alta pronunciada como a que temos observado nos últimos anos. Uma das causas principais para isso seria a perda de capital humano associada ao desemprego (Ball e Mankiw, 2002). Em particular, quanto mais tempo a pessoa fica desempregada, maior a perda de capital humano, mais difícil é conseguir um novo posto de trabalho.

De modo a verificar isso na prática, podemos fazer uso da PNAD Trimestral, divulgada pelo IBGE. Começo, como sempre, carregando alguns pacotes do R:


library(sidrar)
library(ggplot2)
library(scales)
library(seasonal)
Sys.setenv(X13_PATH = "C:/Séries Temporais/R/Pacotes/seas/x13ashtml")

Para aprender a instalar e fazer funcionar o pacote seasonal, dê uma olhada nesse vídeo aqui. Com os pacotes carregados, podemos pegar os dados referentes ao tempo de procura por emprego da PNAD:


table = get_sidra(api='/t/1616/n1/all/v/4092/p/all/c1965/all')
pea = get_sidra(api='/t/4093/n1/all/v/4088/p/all/c2/6794')$Valor
total = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==40310]
ummes = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==31827]
umano = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==31828]
umdosanos = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==31829]
doisanos = table$Valor[table$`Tempo de procura de trabalho (Código)`==101227]

Com os dados coletados, eu junto todos na mesma matriz:


time = seq(as.Date('2012-03-01'), as.Date('2019-06-01'), by='3 month')
data = ts(cbind(total, ummes, umano, umdosanos, doisanos),
start=c(2012,01), freq=4)

O leitor verá que os dados estão sujeitos à sazonalidade, de modo que precisamos tratar esse problema. Faço isso com o código a seguir.


data_sa = matrix(NA, nrow = nrow(data), ncol=ncol(data))
colnames(data_sa) = colnames(data)

for(i in 1:ncol(data)){

data_sa[,i] = final(seas(data[,i]))
}

df_sa = data.frame(time, data_sa)

Uma vez que tenhamos os nossos dados tratados, podemos gerar o gráfico abaixo:

Observe que à exceção do desemprego associado à procura por emprego com mais de dois anos, as demais ou reduziram ou estão estáveis no período recente. O desemprego com mais de dois anos, por seu turno, experimenta uma elevação ao longo do tempo, já tratado o problema da sazonalidade. Isso está associado ao que classificamos acima como histerese, isto é, à perda de capital humano ao longo do tempo.

Em períodos longos de desemprego como o atual, isso é particularmente relevante porque afeta a produtividade da economia, com reflexos sobre a taxa natural de desemprego. Isto é, há um deslocamento na taxa para cima, dado que é cada vez mais difícil para quem está desempregado, conseguir um novo posto de trabalho. É um problema grave que deveria fazer parte das preocupações da política econômica.

______________________________

(*) Ver Ball, Laurence, and N. Gregory Mankiw. 2002. "The NAIRU in Theory and Practice ." Journal of Economic Perspectives16 (4): 115-136.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.