Idade mínima para se aposentar vs. expectativa de vida

[et_pb_section admin_label="section"][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="1_2"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

Com a volta da Reforma da Previdência ao centro das atenções, erros comuns também voltam a ser cometidos pelos críticos. Como o objetivo da Análise Macro é prover estudantes, professores e profissionais de mercado das mais diversas áreas com ferramental quantitativo para analisar dados, vamos dar aqui um exemplo envolvendo esse tema tão importante. Definido o conceito de idade mínima para se aposentar, muitos críticos têm citado o conceito de "expectativa de vida ao nascer" para dizer que as pessoas irão "morrer trabalhando". Será isso verdade? - aprenda a lidar com dados reais como esse em nossos Cursos Aplicados de R.

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type="1_2"][et_pb_image admin_label="Imagem" src="https://analisemacro.com.br/wp-content/uploads/2019/02/loteextra2.png" show_in_lightbox="off" url="https://analisemacro.com.br/cursos-de-r/" url_new_window="off" use_overlay="off" animation="off" sticky="off" align="center" force_fullwidth="off" always_center_on_mobile="on" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

 

[/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label="row"][et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="justified" text_font="Verdana||||" text_font_size="18" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]

A expectativa de vida ao nascer no Brasil é de 76 anos. O número, entretanto, está contaminado, digamos assim, pela mortalidade infantil e pela violência (lembre-se que mais de 63 mil pessoas morrem no Brasil todo santo ano, uma das taxas mais altas do mundo!). Isso dito, é preciso "corrigir" a expectativa de vida, condicionando a mesma à idade do indivíduo. Esse último conceito dá uma ideia muito mais clara de sobrevida da pessoa que chega à tal idade mínima para se aposentar.

Com base nas tábuas de mortalidade do IBGE, homens que chegam aos 65 anos vivem até os 82 anos, em média. Já as mulheres que chegam aos 62 anos, vivem até os 84 anos, em média. O gráfico abaixo, construído com a ajuda do R, ilustra a expectativa de vida condicionada à idade.

O gráfico é muito claro em ilustrar que à medida que as pessoas envelhecem, sua expectativa de vida tende a aumentar. Um homem com 35 anos, por exemplo, tem uma expectativa de vida de 76 anos, apenas 4 anos a mais do que a expectativa de vida que ele tinha ao nascer. Já um homem com 60 anos, tem uma expectativa de vida de 80 anos, 18 anos a mais do que sua expectativa de vida ao nascer.

Para que o bom debate ocorra sobre um tema dos mais importantes para o nosso país, é imprescindível que as pessoas envolvidas nele saibam tratar corretamente os dados, não é mesmo? 😉

_______________________________________________________________

Conheça nossos Cursos Aplicados de R e aprenda a coletar, tratar, analisar e apresentar dados reais com o R!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Analisando a ancoragem das expectativas de inflação no Python

Se expectativas de inflação ancoradas com a meta são importantes para a economia, analisar o grau de ancoragem é imperativo para economistas e analistas de mercado. Neste exercício mostramos uma forma de aplicar esta análise com uma metodologia desenvolvida pelo FMI. Desde a coleta dos dados, passando pelo modelo e pela visualização de dados, mostramos como analisar a política monetária usando o Python.

Como analisar a DRE de empresas de capital aberto usando o Python

Quando analisamos a demonstração de resultados de uma empresa listada na bolsa de valores, frequentemente recorremos a ferramentas convencionais, que embora sejam úteis, muitas vezes carecem de automação. É aqui que entra o Python. Neste post, exploramos o poder do Python para automatizar o processo de coleta, tratamento e análise dos dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Eletrobras, utilizando dados fornecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Como construir uma Curva IS no Python

Neste post mostramos como podemos construir um modelo que descreve a Curva IS a partir da linguagem Python. Passamos por todo o processo de construção de um exercício de dados, realizando a coleta, o tratamento, a modelagem e a demonstração dos resultados encontrados.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.