Incerteza vs. Capacidade Instalada

É razoável supor que variáveis como incerteza e utilização da capacidade instalada da indústria de transformação andem juntas. Isto porque, uma vez que haja incerteza sobre o organismo econômico, tudo nos leva a acreditar que a utilização da capacidade instalada será menor. De modo a ilustrar esse movimento, podemos fazer uso das séries da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para esses dois indicadores. Como de praxe, vamos carregar alguns pacotes.


library(readr)
library(ggplot2)
library(scales)
library(gridExtra)
library(BMR)

Os dados estão disponíveis no arquivo data.csv e são importados com o pacote readr.


data = read_csv2('data.csv',
col_types = list(col_date(format='%d/%m/%Y'),
col_double(),
col_double()))

Podemos, então, construir um gráfico com as nossas variáveis como abaixo, de modo a visualizar tanto as séries quanto a relação entre elas.

Como se pode ver, existe, de fato, uma relação negativa entre as variáveis. Mais incerteza está relacionada a menos uso da capacidade instalada. Isso visto, estimei um BVAR para ver o efeito de um choque da incerteza sobre a NUCI. As funções de impulso-resposta são colocadas abaixo.

Um choque na incerteza faz a utilização da capacidade instalada ser menor, como pode ser visto pela função impulso-resposta. Em outros termos, para que a economia volte a crescer é peremptório que tenhamos uma redução da incerteza. Contribui para isso um Congresso e um Executivo comprometidos com a agenda de reformas.

____________________

Os códigos desse Comentário estarão disponíveis, como de hábito, no Clube do Código.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é GraphRAG e implementar usando LangChain

GraphRAG é uma técnica de recuperação de informação para LLMs que utiliza grafos de conhecimento para conectar entidades e relações, permitindo estruturar informações complexas presentes em textos. Neste exercício, mostramos como transformar as atas do Copom em um grafo capaz de compreender essas entidades e relações, respondendo a perguntas complexas de forma contextualizada. Com Python e LangChain, todo o processo se torna automatizado, simples e altamente explorável.

Shiny + Agentes de IA: como criar aplicativos web inteligentes

A combinação de interfaces de usuário interativas com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) está abrindo um universo de possibilidades. Imagine criar um aplicativo web que não apenas exibe dados, mas também conversa com o usuário, respondendo a perguntas complexas com base em uma base de conhecimento específica. Usando Shiny para Python e ferramentas de IA como as do Google, isso é mais acessível do que nunca.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.