Juro baixo com inflação controlada é vitória da ortodoxia econômica

Em 31 de agosto de 2011, alegando ventos deflacionários vindos do exterior, o Banco Central liderado por Alexandre Tombini surpreenderia o mercado ao reduzir a taxa básica de juros de 12,5% para 12% ao ano. A decisão daria início a um cavalo de pau na política monetária, o que estava em linha com a promessa de campanha da então presidente da República, Dilma Rousseff de levar o juro real para abaixo de 2%. O problema, como se veria mais tarde, era combinar essa queda dos juros com a inflação.

Para ilustrar, importamos abaixo a taxa básica de juros e a inflação com o pacote Quandl, bem como criei a meta de inflação para o período.


library(Quandl)
library(ggplot2)
library(scales)
library(gridExtra)
library(magrittr)

inflacao = Quandl('BCB/13522', order='asc', start_date='2007-01-01')
selic = Quandl('BCB/4189', order='asc', start_date='2007-01-01')

meta = c(rep(4.5, length(inflacao$Value)-10), rep(4.25, 10))
inflacao = cbind(inflacao, meta)

O gráfico a seguir ilustra o comportamento da taxa básica de juros, chamando atenção para o choque heterodoxo liderado por Alexandre Tombini e para a queda da taxa com Ilan Goldfajn à frente do Banco Central.

O início da queda abrupta da taxa de juros fica nítido na parte laranja hachurada. O efeito líquido disso foi uma inflação em aceleração nos períodos seguintes, como pode ser visto no gráfico a seguir.

Ao longo do período em que a taxa básica de juros era mantida artificialmente baixa, o governo controlava os preços chamados de administrados, em uma tentativa de usar mecanismos não monetários para controle da inflação. Como se vê, a estratégia heterodoxa não daria certo, levando a inflação para dois dígitos.

A convergência da inflação para a meta só seria possível graças ao bom trabalho de Ilan Goldfajn à frente da autoridade monetária a partir de meados de 2016, que não cedeu à tentação de ajustar a meta de inflação em 2016, mantendo os juros constantes até o final do ano. Sua gestão colheria os frutos logo adiante, com a espinha inflacionária quebrada, permitindo uma queda de juros sustentada.

Esse episódio mostra de forma inequívoca que, (1) a tese heterodoxa de controle não monetário da inflação se mostrou errada e (2) a gestão ortodoxa da política monetária permitiu que a inflação convergisse para a meta e ocorresse queda dos juros para as mínimas históricas. Tomare que tenhamos aprendido com esse episódio...

_____________

(*) Os códigos completos do exercício estarão disponíveis logo mais no Clube do Código.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como criar um Agente de IA coletor de dados

A tecnologia de agentes de IA está democratizando o acesso e a manipulação de dados econômicos complexos, tornando-a acessível mesmo para aqueles sem experiência em programação. Neste post discutimos a criação de agentes de IA para coletar dados econômicos brasileiros usando linguagem natural, como "Qual é a expectativa do IPCA para 2025?".

Como Criar um Agente Analista para Dados da Inflação com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da inflação brasileira com o uso de agentes inteligentes. Utilizando o LangGraph, integramos dados do IPCA, núcleos de inflação e grupos do índice para criar um sistema capaz de gerar análises econômicas automatizadas com base em consultas em linguagem natural.

Como Criar um Agente para Análise da Atividade Econômica com LangGraph

Este post mostra como automatizar a análise da atividade econômica brasileira com agentes inteligentes. Utilizando o framework LangGraph e dados do IBGE e Banco Central, construímos um sistema capaz de gerar respostas analíticas a partir de perguntas em linguagem natural, unindo automação de consultas SQL e interpretação econômica.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.