Medindo o efeito da incerteza sobre o PIB Mensal

Mesmo após a redução dos níveis de incerteza vistos no ano passado, há ainda muito por percorrer para um patamar considerado aceitável. Uma elevação da incerteza, sabemos da teoria econômica, acaba por adiar investimentos e mesmo decisões de consumo de bens duráveis, o que tem efeitos não desprezíveis sobre o PIB. Nesse Comentário de Conjuntura, verificamos através de funções impulso-resposta como a incerteza afeta a variação acumulada em 12 meses do PIB mensal.

Para ilustrar o efeito da incerteza sobre o PIB, usamos as séries da Fundação Getúlio Vargas: o índice de incerteza econômica e o Monitor do PIB mensal.

Uma vez disponíveis as séries, nós verificamos se existe cointegração entre elas por meio da metodologia de Johansen. Rejeitada a hipótese nula de inexistência de cointegração, seguimos o protocolo de Johansen e não conseguimos rejeitar que existe ao menos um vetor de cointegração entre as séries.

Uma vez, então, construído o modelo VEC, nós transformamos o mesmo em um modelo VAR em nível e observamos o efeito de um impulso sobre a incerteza na variação acumulada em 12 meses do PIB mensal. O resultado é posto abaixo.

De fato, existe um efeito negativo do aumento da incerteza sobre a variação do PIB mensal, como esperado pela teoria econômica.

(*) Todos os detalhes do exercício estão disponíveis no Curso de Macroeconometria II da Análise Macro.

____________________

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Aplicando o Time Series Transformer para prever inflação (IPCA)

Neste exercício, exploramos a previsão de séries temporais utilizando o Temporal Fusion Transformer (TFT). O TFT é uma arquitetura de Deep Learning baseada em mecanismos de atenção, desenhada especificamente para lidar com múltiplas variáveis e horizontes de previsão longos, mantendo a interpretabilidade — uma característica frequentemente ausente em modelos de "caixa-preta".

Análise do Payroll norte-americano com Python

O Payroll norte-americano é o termômetro da economia global. No post de hoje, mostro como analisar esse indicador usando Python e as bibliotecas Pandas e Plotnine. Saia do básico e aprenda a visualizar a geração de empregos nos EUA de forma profissional.

O papel da credibilidade do Banco Central na desinflação da economia

O objetivo deste trabalho é mensurar a credibilidade da política monetária brasileira através de diferentes métricas e verificar empiricamente se uma maior credibilidade contribui para a redução da inflação. Realizamos a modelagem econométrica usando o pacote {systemfit} disponível na linguagem. Ao fim, criamos um relatório reprodutível com a combinação Quarto + R.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.