O novo juro neutro da economia brasileira

Hoje à tarde, a equipe econômica anunciou o plano Mais Brasil, que tem por objetivo uma ampla reforma administrativa do Estado brasileiro. Se levado a cabo pelo Congresso Nacional, trará enormes externalidades positivas tanto para a política fiscal quanto para a produtividade da economia brasileira. De fato, o plano é lançado após três anos de diversas reformas econômicas, como a aprovação do Teto de Gastos, a adoção do cadastro positivo, a aprovação da TLP nos empréstimos do BNDES e mais recente a reforma da previdência. Todo esse conjunto de reformas fez, diga-se, com que o juro de equilíbrio da economia brasileira despencasse, mesmo com uma trajetória ainda crescente da dívida pública.

Economistas se importam com o juro de equilíbrio ou juro neutro porque ele é fundamental para prever se a política monetária em vigor será expansionista ou contracionista. Juros reais maiores do que o juro neutro configuram uma política monetária contracionista, enquanto o contrário configura uma política monetária expansionista.

O diabo, porém, está nos detalhes. Dado que o juro neutro é uma medida não observável, ele precisa ser estimado. Existem diversos métodos de fazê-lo, como por exemplo, através de um modelo estrutural que represente o organismo econômico. Nesse comentário de conjuntura, a propósito, de modo a mostrar evidências de que, de fato, o juro de equilíbrio da economia brasileira está em queda, diante das reformas feitas nos últimos anos, tomaremos como referência o trabalho de Barbosa et al. (2016).

Barbosa et al. (2016) estimam o juro de equilíbrio da economia brasileira por alguns métodos. Em um deles, calculam o juro neutro a partir da tendência obtida a partir do título público de mais longo prazo à venda, a NTN-B 2045. Já aqui, optei por fazer a conta utilizando a NTN-B 2050. Para isso, utilizei os pacotes de R abaixo.


## Pacotes utilizados
library(GetTDData)
library(ggplot2)
library(forecast)
library(mFilter)
library(xts)
library(scales)
library(grid)
library(png)

Uma vez carregados os pacotes, nós podemos fazer o download dos dados com o código a seguir.


## Download dos dados
download.TD.data('NTN-B')
ntnb50 = read.TD.files(dl.folder = 'TD Files',
maturity = '150850')

Um tratamento dos dados é feito abaixo.


## Mensalizar os dados
ntn = data.frame(time=ntnb50$ref.date, ntnb50=ntnb50$yield.bid)
ntn$time = as.Date(ntn$time, format='%d/%m/%Y')
ntn$ntnb50 = ntn$ntnb50*100
ntn$ntnb50 = xts(ntn$ntnb50, order.by = ntn$time)

ntn = apply.monthly(ntn$ntnb50, FUN=mean)
ntn = ts(ntn, start=c(2012,06), freq=12)

## Construir juro neutro
hp = hpfilter(ntn, fre=14400, type='lambda')

Uma vez que os dados estão tratados, nós plotamos a série que representa uma evidência do juro neutro.

 

De fato, como ilustra o gráfico, houve uma queda consistente no juro de equilíbrio a partir de 2016. Na margem, ele flerta com 3,5% a.a. Mesmo diante, ressalto, de um crescimento ainda bastante crítico do endividamento público, fruto de seis anos de déficit primário. Em outros termos, as reformas que estão sendo pautadas e aprovadas têm garantido uma trajetória cadente do juros a despeito de uma situação fiscal ainda delicada.

(*) Aprenda a fazer esse e muitos outros exercícios com nossos Cursos Aplicados de R.

(**) Os códigos completos desse exercício estarão disponíveis logo mais no Clube do Código.

___________________________

Barbosa, F. H., F. D. Camêlo, and I. C. João. 2016. “A Taxa de Juros Natural E a Regra de Taylor No
Brasil: 2003-2015.” Revista Brasileira de Econometria 70 (4): 399–417.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é Agentic RAG e o que o diferencia de RAG?

Neste post, explicamos o que é o Agentic RAG, como ele se diferencia do RAG tradicional e apresentamos um estudo de caso construído com base nas Atas do COPOM, mostrando passo a passo como criar um agente que busca, avalia, reescreve e responde perguntas sobre política monetária.

Como Criar um Agente de IA Econometrista

Criar um Agente de IA Econometrista envolve construir um sistema autônomo capaz de entender uma solicitação em linguagem natural, buscar dados econômicos, realizar análises e aplicar modelos econométricos para entregar uma resposta completa. A abordagem mais eficaz é estruturar o sistema em múltiplos agentes especializados, cada um com um papel definido, que colaboram para resolver a tarefa. Neste post abordamos o desenvolvimento deste sistema de IA com Python.

Como criar um Agente de IA analista de dados

Agentes de IA podem automatizar a coleta, tratamento e análise de indicadores econômicos, entregando insights prontos para a tomada de decisão. Combinando modelos de linguagem (LLM) avançados com ferramentas de acesso a dados, é possível construir soluções que buscam informações em tempo real e as processam de forma autônoma. Neste post mostramos uma visão geral sobre como isso tudo funciona.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.