Comentário de Conjuntura

Produção industrial de agosto gera ânimo com 3º tri

By 2 de outubro de 2019 No Comments

Há alguns dias, comentei nesse espaço sobre os bons números de julho na PMC e PMS e o resultado frustrante da indústria no mesmo mês - ver aqui. O resultado da produção industrial nos meses de agosto e setembro parecia aquela altura ser o fiel da balança para um 3º tri positivo. Pois bem, ontem o IBGE divulgou que a indústria geral cresceu 0,8% na margem - contra o mês de julho. A tabela abaixo faz um resumo da pesquisa nos últimos três meses.

Métricas da Indústria Geral (%)
Mensal Interanual Trimestral Anual
2019 Jun -0,6 -5,8 -0,1 -0,7
2019 Jul -0,2 -2,4 -0,3 -1,3
2019 Aug 0,8 -2,2 0,0 -1,7

É o terceiro resultado positivo na margem esse ano, para uma produção industrial bastante machucada pelos problemas na Argentina. De modo a ilustrar, ploto abaixo o número-índice dessazonalizado da produção industrial.

Como se vê, os últimos meses têm sido marcados por queda no índice, após o choque pronunciado na série, causado pela greve dos caminhoneiros. O gráfico abaixo traz as métricas obtidas a partir dos números-índices da produção industrial.

Como se vê, é difícil extrair alguma tendência com base apenas nos dados da produção industrial. Há alguma esperança, contudo, que o resultado de agosto se repita em setembro, o que abre boas perspectivas para o PIB do 3º tri. Com efeito, esperamos, agora, por um resultado mais próximo de 0,4% na margem no PIB do 3º trimestre.

Uma apresentação da pesquisa feita em RMarkdown está disponível aqui.

_________________________

Comments

Cadastre-se na newsletter
e receba nossas novidades em primeira mão!