Produção Industrial é o patinho feio da recuperação

A produção industrial tem sofrido com os choques que afetaram a economia brasileira nos últimos anos mais do que os demais setores. De modo a ilustrar esse ponto, nós importamos, tratamos e visualizamos os dados desagregados da pesquisa, com base nas atividades industriais. Os dados são importados a partir do SIDRA, com o pacote sidrar.


# Pacotes utilizados no script

library(tidyverse)
library(sidrar)
library(xtable)
library(forecast)
library(grid)
library(png)
library(gridExtra)
library(scales)
library(tstools)


# Importação dos dados
## Produção Física por Seção e Atividades
table1 = get_sidra(api='/t/3653/n1/all/v/3134,3135/p/all/c544/all/d/v3134%201,v3135%201')
## Produção Física por grandes categorias econômicas
table2 = get_sidra(api='/t/3651/n1/all/v/3134,3135/p/all/c543/129278,129283,129300,129301,129305/d/v3134%201,v3135%201')
## Ponderações
pond = read_csv2('ponderacao.csv',
locale = locale(encoding = 'Latin1'))


## Atividades com ajuste sazonal
series = as.numeric(table1$`Seções e atividades industriais (CNAE 2.0) (Código)`[1:28])

names = pond$Atividades

atividades_sa <- matrix(NA, ncol=length(series),
nrow=nrow(table1)/length(series)/2)

for(i in 1:length(series)){

atividades_sa[,i] <- table1$Valor[table1$`Variável (Código)`==3134 & table1$`Seções e atividades industriais (CNAE 2.0) (Código)`==series[i]]

}

colnames(atividades_sa) = names


## Atividades sem ajuste sazonal
atividades <- matrix(NA, ncol=length(series),
nrow=nrow(table1)/length(series)/2)

for(i in 1:length(series)){

atividades[,i] <- table1$Valor[table1$`Variável (Código)`==3135 & table1$`Seções e atividades industriais (CNAE 2.0) (Código)`==series[i]]

}

colnames(atividades) = names

Uma vez importados os dados, podemos criar algumas métricas.


vmensal = acum_i(atividades_sa, 1)
colnames(vmensal) = names

vanual = acum_i(atividades, 12)
colnames(vanual) = names

interanual = (atividades/dplyr::lag(atividades,12)-1)*100
colnames(interanual) = names

trimestral <- (((atividades_sa+dplyr::lag(atividades_sa,1)+
dplyr::lag(atividades_sa,2))/3)/
((dplyr::lag(atividades_sa,1)+
dplyr::lag(atividades_sa,2)+
dplyr::lag(atividades_sa,3))/3)-1)*100
colnames(trimestral) = names

E começar a visualizar os dados...

Os gráficos acima trazem o número índice (com ajuste sazonal) completo de quatro indicadores. Observe que houve uma queda forte da produção industrial no período da greve dos caminhoneiros em maio de 2018. Desde então, a produção industrial tem sofrido para crescer. Em particular, a produção de veículos sofre com os problemas da Argentina, principal comprador de carros brasileiros.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física, divulgada pelo IBGE, é a principal pesquisa do setor. São avaliados 805 produtos das indústrias extrativa e de transformação. Nesta, há 25 atividades industriais pesquisadas. O peso de cada uma na indústria geral é dado pelo Valor de Transformação Industrial (VTI), sendo as maiores participações dadas pela fabricação de produtos alimentícios, indústria extrativa, derivados de petróleo produção de veículos. O gráfico a seguir ilustra a participação de cada uma das atividades industriais.

A seguir nós ilustramos as métricas que construímos para uma janela mais recente. Primeiro, damos uma olhada na variação mensal.

A seguir, ilustramos a variação interanual...

Por fim, mostramos a variação acumulada em 12 meses desses índices selecionados.

Como se vê, a produção industrial mostra grandes dificuldades de voltar a crescer. É, de fato, o setor que mais sofreu com os choques recentes. Em particular, com a greve dos caminhoneiros e com os problemas na Argentina. Ao longo das próximas semanas, divulgaremos um exercício de modelagem e previsão, no âmbito do Clube do Código, que nos permitirá fazer uma análise prospectiva do setor em 2020.

_____________________

(*) Os códigos completos desse comentário estarão disponíveis logo mais no Clube do Código.

(**) Aprenda a construir análises como essa em nossos Cursos Aplicados de R:

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como planejar um pipeline de previsão macroeconômica: da coleta ao dashboard

Montar um pipeline de previsão macroeconômica não é apenas uma tarefa técnica — é um exercício de integração entre dados, modelos e automação. Neste post, apresento uma visão geral de como estruturar esse processo de ponta a ponta, da coleta de dados até a construção de um dashboard interativo, que exibe previsões automatizadas de inflação, câmbio, PIB e taxa Selic.

Coletando e integrando dados do BCB, IBGE e IPEA de forma automatizada

Quem trabalha com modelagem e previsão macroeconômica sabe o quanto é demorado reunir dados de diferentes fontes — Banco Central, IBGE, IPEA, FRED, IFI... Cada um com sua API, formato, frequência e estrutura. Esse gargalo de coleta e padronização consome tempo que poderia estar sendo usado na análise, nos modelos ou na comunicação dos resultados.

Foi exatamente por isso que criamos uma rotina de coleta automatizada, que busca, trata e organiza séries temporais econômicas diretamente das APIs oficiais, pronta para ser integrada a pipelines de previsão, dashboards ou agentes de IA econometristas.

Criando operações SQL com IA Generativa no R com querychat

No universo da análise de dados, a velocidade para obter respostas é um diferencial competitivo. Frequentemente, uma simples pergunta de negócio — “Qual foi nosso produto mais vendido no último trimestre na região Nordeste?” — inicia um processo que envolve abrir o RStudio, escrever código dplyr ou SQL, executar e, finalmente, obter a resposta. E se pudéssemos simplesmente perguntar isso aos nossos dados em português, diretamente no nosso dashboard Shiny?

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.