A avaliação do governo foi para o R

Uma das grandes vantagens de usar R é poder facilitar sua vida no momento de coletar e tratar dados. Para ilustrar, vamos supor, por exemplo, que tenhamos um arquivo .csv com dados de aprovação/desaprovação do governo federal. Vamos importar essa planilha para o R e mostrar um grande problema que ela tem.

data <- read.table('governo.csv', sep=';', dec=',', header=T)

data$DATE <- as.Date(data$DATE, format="%d/%m/%Y")

data <- xts(data[,c(2:4)], order.by = data$DATE)

Se plotarmos as colunas 1 e 2 do objeto data, respectivamente, aprovação e desaprovação do governo federal, obteremos algo como abaixo.

grafico01

Repare que o gráfico tem um grande problema. Por algum motivo, nosso arquivo .csv tem valores nulos em algumas linhas. Provavelmente porque nessas datas, não houve pesquisa de opinião. Isso tornar o gráfico poluído, não é mesmo? Para resolver isso, basta que retiremos esses valores do nosso objeto data. Isso é feito com a linha de código abaixo.

data <- data[!data$APROVA==0,]

Uma vez feito isso, podemos, agora assim, fazer um gráfico mais bonitinho com o código abaixo.

p <- autoplot(data[,c(1,2)], facets = F)

p + scale_colour_hue("Legenda", 
 labels=c('Aprovação', 
 'Desaprovação')) +
 ggtitle('Aprovação vs. Desaprovação do Governo Federal (%)')

E o resultado abaixo...

grafico02

Bem melhor, não? 🙂 O arquivo .csv aqui e o script do R aqui.

________________________________________________________________

Gostou? Veja nosso Curso de Introdução ao R. Aprenda a coletar, tratar, analisar e apresentar dados de forma bem mais produtiva!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como se comportou a Taxa de Participação no Brasil nos últimos anos? Uma Análise com a Linguagem R

O objetivo deste estudo é analisar a evolução da Taxa de Participação no Brasil, contrastando-a com a Taxa de Desocupação e decompondo suas variações para entender os vetores (populacionais e de força de trabalho) que influenciam o comportamento atual do mercado de trabalho. Para isso, utilizamos a linguagem R em todo o processo, desde a coleta e o tratamento das informações até a visualização dos resultados, empregando os principais pacotes disponíveis no ecossistema da linguagem.

Como se comportou a inflação de serviços no Brasil nos últimos anos?

Uma análise econométrica da inflação de serviços no Brasil comparando os cenários de 2014 e 2025. Utilizando uma Curva de Phillips própria e estimativas da NAIRU via filtro HP, investigamos se o atual desemprego nas mínimas históricas repete os riscos do passado. Entenda como as expectativas de inflação e o hiato do desemprego explicam o comportamento mais benigno dos preços atuais em relação à década anterior.

Como se comportou o endividamento e a inadimplência nos últimos anos? Uma análise utilizando a linguagem R

Neste exercício realizamos uma análise sobre a inadimplência dos brasileiros no período recente, utilizando a linguagem R para examinar dados públicos do Banco Central e do IBGE. Investigamos a evolução do endividamento, da inadimplência e das concessões de crédito, contextualizando-os com as dinâmicas da política monetária (Taxa Selic) e do mercado de trabalho (renda e desemprego).

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.