Projeções macroeconômicas para 2022

2022 será mais um ano novo com velhos desafios. A combinação de inflação acima da meta, atividade econômica em recessão técnica, alto desemprego e contas públicas deterioradas é ao mesmo tempo passado e futuro da economia brasileira. A perspectiva não é animadora, confira nossos números dos principais indicadores macroeconômicos abaixo.

Com a inflação corrente em patamar elevado e acima da meta, além da surpresa do IPCA em outubro, nossa projeção de inflação para 2021 é de 9,82%, convergindo para dentro do intervalo da meta somente após o segundo semestre de 2022 e encerrando em 3,74%.

O custo de trazer a inflação para meta será enorme e o Banco Central deve continuar fazendo sucessivos aumentos da taxa de juros durante o primeiro semestre de 2022, com SELIC terminal projetada em 10,75% a.a. e risco de alta.

O impacto da contração monetária será significativo, mas ainda assim o PIB deve apresentar - com otimismo - crescimento de 1,83% em 2022. O valor é abaixo da média histórica (2,20%) da série, mensurada a partir de 2000. Na variação marginal, a economia deve sair do terreno negativo somente a partir do segundo trimestre de próximo ano.

Por fim, a moeda brasileira deve seguir se desvalorizando significativamente, encerrando o ano de 2022 com a taxa de câmbio nominal cotada acima dos (R$/US$) 7,00.

_________________

Saiba mais sobre modelos de previsão nos cursos de Macroeconomia Aplicada utilizando o R da Análise Macro.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

O que é um Vector Database e como criar um com LangChain

Nesta postagem, mostramos como construir um pipeline simples de RAG (Retrieval-Augmented Generation) usando o LangChain, o modelo Gemini 2.0 Flash e o Vector Database Chroma. Utilizamos como exemplo o Relatório de Inflação de junho de 2025 do Banco Central do Brasil. O fluxo envolve o download e leitura do PDF, divisão do texto com RecursiveCharacterTextSplitter, geração de embeddings com Gemini, armazenamento vetorial com Chroma e busca semântica para responder perguntas com base no conteúdo do relatório. É uma aplicação prática e didática para economistas que desejam integrar IA ao seu fluxo de análise.

Automatizando a Construção de Códigos em Python com LangGraph

Neste post, mostramos como construir um agente de código em Python utilizando LangGraph, LangChain e Gemini. A proposta é construir um protótipo para automatizar o ciclo completo de geração, execução e correção de código com o uso de LLMs, organizando o processo em um grafo de estados.

Análise de Dados com REPL Tool e LLM usando LangGraph

Neste post, vamos mostrar como você pode criar um agente que interpreta e executa código Python em tempo real, utilizando o REPL-Tool e um LLM da família Gemini. Começamos com um exemplo genérico e, em seguida, aplicamos a mesma estrutura à análise econômica de uma série histórica do IPCA.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.