Tem certeza que você quer mesmo controlar a taxa de câmbio?

Mal nos livramos da nova matriz econômica e lá estão os novos desenvolvimentistas propondo a surrada ideia de controle da taxa de câmbio. Minha sensação é que o debate econômico no Brasil é como o filme Feitiço do Tempo, em que o protagonista, interpretado por Bill Murray, está preso em Punxsutawney, vivendo o mesmo dia várias vezes. Por aqui, quando não é o câmbio, são os juros ou, claro, os dois ao mesmo tempo. Sempre há algum economista ou um grupo de economistas querendo desvalorizar o câmbio e/ou reduzir os juros para estimular exportações e/ou reduzir o custo do capital para a indústria.

grafico01

A taxa de câmbio, como todo mundo que já lidou com ela sabe, é uma variável chata de modelar e prever. O que dirá controlar! Isso porque, o câmbio é tipicamente um passeio aleatório puro, do tipo:

(1)   \begin{equation*}y_{t} = y_{t-1} + \varepsilon_{t} \end{equation*}

Ou, simplesmente, 

(2)   \begin{equation*} \Delta y_{t} = \varepsilon_{t} \end{equation*}

 Ademais, o câmbio é também uma variável endógena em qualquer modelo macroeconômico, que pode ser representada em uma condição de paridade descoberta da taxa de juros, como abaixo: 

(3)   \begin{equation*} \Delta\epsilon_{t} = \phi_{0}  - \phi_{1}(i_{t} - i_{t}^*) + \phi_{2}x_{t} + \varepsilon_{t}^{e} \end{equation*}

Onde \epsilon_{t} é a taxa de câmbio Real/Dólar em t, (i_{t} - i_{t}^*) representa o diferencial de juros, x_{t} é o prêmio de risco e \varepsilon_{t}^{e} é um choque externo. Logo, para que a taxa de câmbio se mantenha em um determinado valor, é preciso fazer o diabo em um monte de outras variáveis macroeconômicas. Depois de tudo o que aconteceu no Brasil nos últimos anos, será que vale a pena insistir nesse tipo de coisa? 

________________________________

(**) Para ver o argumento completo, leia o post Enquanto eles dormiam.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Como tratar dados no Python? Parte 5: renomeando colunas

Como dar novos nomes significativos para as colunas em uma tabela de dados usando Python? Neste tutorial mostramos os métodos de renomeação de colunas disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Como tratar dados no Python? Parte 4: operações por grupos

Como mensalizar dados diários? Ou como filtrar os valores máximos para diversas categorias em uma tabela de dados usando Python? Estas perguntas são respondidas com os métodos de operações por grupos. Neste tutorial mostramos estes métodos disponíveis na biblioteca pandas, que tem como vantagem sua sintaxe simples e prática.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.