Analisando as Contas Nacionais Trimestrais no Python

As Contas Nacionais Trimestrais refletem os dados sobre a geração, distribuição e uso da renda no País. Com ela, é possível avaliar o PIB e seus componentes ao longo do tempo. No post de hoje, vamos avaliar o CNT no Python.

O CNT é construído pelo IBGE, que reúne e calcula os valores do PIB e de seus componentes a cada trimestre. O interessante é que os dados do CNT podem ser obtidos através do Sidra, o repositório de dados do IBGE.

Para importar o CNT é necessário ter as tabelas e configurar os parâmetros que se deseja para obter os dados. As tabelas utilizadas aqui foram as 1620 e 1621. Para realizar o procedimento de extração, foi utilizado a biblioteca sidrapy do Python. Além da obtenção dos dados, fora realizado diversos tratamentos, bem como o calculo de variações do PIB e seus componentes.

Para entender como foi criado os gráficos abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

Vejamos abaixo as variações do PIB:

No gráfico acima, é possível analisar todas as variações construídas por meio de cálculos usando o pandas no Python. Através delas, é possível verificar as elevações e quedas do PIB do país desde 1998 até o terceiro trimestre de 2022. Cada variação tem um significado importante, pois permitem avaliar efeitos imediatos e passados.

Outra forma interessante de avaliar o PIB é através de seus componentes. Vejamos para cada tipo de variação, os seus respectivos resultados para os componentes, tomando como base o terceiro trimestre de 2022.

Variação Marginal

Variação Interanual

Variação Anual

Variação Acumulada no ano

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Criando Personas de Analistas com LangGraph

Este post apresenta um estudo de caso sobre a criação de um assistente de pesquisa com o LangGraph, integrando o conceito de human-in-the-loop. O sistema gera personas de analistas a partir de um tema, recebe feedback humano e ajusta as respostas de forma iterativa, garantindo resultados mais precisos e personalizados.

O que é Agentic RAG e o que o diferencia de RAG?

Neste post, explicamos o que é o Agentic RAG, como ele se diferencia do RAG tradicional e apresentamos um estudo de caso construído com base nas Atas do COPOM, mostrando passo a passo como criar um agente que busca, avalia, reescreve e responde perguntas sobre política monetária.

Como Criar um Agente de IA Econometrista

Criar um Agente de IA Econometrista envolve construir um sistema autônomo capaz de entender uma solicitação em linguagem natural, buscar dados econômicos, realizar análises e aplicar modelos econométricos para entregar uma resposta completa. A abordagem mais eficaz é estruturar o sistema em múltiplos agentes especializados, cada um com um papel definido, que colaboram para resolver a tarefa. Neste post abordamos o desenvolvimento deste sistema de IA com Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.