Construindo Dashboard Econômico com o Python

Como construir um Dashboard usando o Python? Há diversas ferramentas disponíveis, mas qual escolher? Nesse post de hoje, iremos criar um exemplo de Dashboard construído através do Shiny.

Shiny

O Shiny é uma biblioteca/pacote que permite construir Web Apps interativos , sendo possível rodar em páginas webs, bem como também é utilizado para a construção de Dashboards. A ferramenta foi originalmente produzida para a linguagem R, entretanto, foi disponibilizada para o Python, com apenas algumas poucos mudanças (somente de sintaxe).

A biblioteca permite não somente construir elementos visuais com uma base de dados e gráficos disponibilizados pelas linguagens, como também permite a utilização de temas CSS, htmlwidgets e elemento de JavaScript.

Dashboard de Demonstrações Financeiras

A abrangência de finalidade para da construção de um dashboard é enorme, e para ser especifico, criamos um Dashboard que permite relacionar as Receitas, Despesas e Custos de empresas disponibilizadas na bolsa de valores. O script de produção do Dashboard permite manipular os dados e tornar interativo a seleção de Companhias, isto é, por meio de uma barra, é possível escolher quaisquer empresas disponíveis na bolsa.

Para entender como foi criado o Dashboard abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Previsão com Vetores Autoregressivos no Python

Modelos Vetoriais AutoRegressivos (VAR) são amplamente utilizados na análise de séries temporais macroeconômicas. Eles permitem modelar a dinâmica conjunta de várias variáveis, capturando como choques em uma afetam as demais ao longo do tempo. Neste exercício, mostramos como aplicar um modelo VAR a um conjunto de dados macroeconômicos brasileiros para gerar previsões.

Previsão do Desemprego: Redes Neurais vs. Previsões do Focus

Não é de hoje que técnicas de machine learning vêm sendo usadas para explorar características não lineares de séries temporais (econômicas), especialmente para finalidade de previsão. Como exemplo, apresentamos uma abordagem híbrida do modelo NNAR e comparamos suas previsões com as de mercado, encontrando resultados em linha com a literatura recente.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.