Construindo páginas Web de relatórios econômicos com o Python

E se fosse possível criar relatórios econômicos de forma totalmente automatizada a partir dos códigos de uma análise criada com o Python? Vamos mostrar como criar apresentações Web utilizando o Quarto e o Python.

Apresentações com o Quarto e Python

Para ver mais sobre o aplicativo Quarto e a sua usabilidade com o Python veja o post Construindo relatórios econômicos com o Python. Para mais aplicabilidade do Quarto com o Python, veja o post Construindo Relatórios Econômicos personalizados com o Python e Construindo apresentações econômicas personalizadas com o Python.

Apresentações Web

A construção de documentos HTML com o Quarto possibilita o uso de elementos que transformam a página dinâmica e elegante. A partir de comandos simples, é possível transforma uma simples página em uma bela apresentação de dados. Na imagem abaixo, demonstramos como é o resultado desse relatório, produzido a partir da linguagem e do aplicativo

Para entender como foi criado o relatório abaixo, faça parte do Clube AM, o repositório de códigos da Análise Macro, contendo exercícios semanais de R e Python.

 

_____________________________________

Quer aprender mais?

Seja um aluno da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada e aprenda a criar projetos voltados para a Macroeconomia

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Ancoragem de Expectativas da Inflação no Brasil: uma avaliação utilizando a linguagem de programação R

Expectativas ancoradas significam que a inflação permanece próxima da meta mesmo após choques relevantes, tornando menos custosa a atuação do Banco Central no combate a pressões inflacionárias. Neste exercício, analisamos diferentes medidas para avaliar a ancoragem das expectativas no Brasil, utilizando a linguagem de programação R como ferramenta para a construção desse exercício, realizando a coleta, tratamento, cálculos e visualização dos resultados.

Como fazer previsões para a inflação desagregada medida pelo IPCA?

Neste artigo investigamos se a previsão desagregada da inflação é capaz de gerar previsões mais acuradas do que a previsão agregada. Utilizamos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como medida de interesse, aplicando um modelo simples e um modelo de passeio aleatório para comparação. Todo o processo pode ser feito de maneira automatizada utilizando a linguagem de programação R.

Qual o melhor modelo para prever a inflação medida pelo IPCA?

Neste exercício, testamos 18 modelos diferentes com um conjunto fixo de regressores para previsão da taxa de inflação, medida pelo IPCA. Implementamos o método da validação cruzada, visando obter resultados robustos para comparação de métricas de performance. Apresentamos os resultados gerais e desagregados por horizontes de previsão, além de automatizar todo o processo utilizando a linguagem Python.

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Boletim AM

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.