Indicadores

Dados alternativos em Macroeconomia

By 25 de julho de 2022 julho 27th, 2022 No Comments

Comumente, ao analisar dados Macroeconômicos, nos preocupamos em utilizar dados de estatísticas oficiais, entretanto, é possível obter insights utilizando outros tipos de dados, como é o caso dos dados alternativos. Um tipo de dado alternativo interessante é obtido através do relatório de mobilidade da comunidade do Google. No post de hoje, vamos analisar os dados deste relatório utilizando o R.

Dados alternativos são dados não tradicionais que fornecem informações úteis para determinada área. No caso do relatório de mobilidade do google (mobility trends), é possível obter informações dos locais de maior mobilidade da população de uma região ou país.

Com a devida análise do mobility trends, podemos saber os setores que estão recebendo maior número de deslocamento, tais como varejo e lazer, mercados e farmácias, parques, estações de transporte público, locais de trabalho e áreas residenciais. Logo, as informações podemos construir formas de capturar os possíveis volumes de venda de determinado setor no curto prazo.

Vamos realizar uma análise do mobility trend do google utilizando o pacote {covid19mobility}, disponível no repositório do Github do autor "covid19r/covid19mobility".

Uma vez instalado, utilizamos a função refresh_covid19mobility_google_country() para importar os dados do Google, que nos fornecerá o relatório para diversos países do mundo, bem como de todos os setores. Portanto, é necessário realizar os devidos filtros antes de realizar a análise

________________________________________

Quer saber mais?

Veja nossos cursos de Macroeconomia através da nossa trilha de Macroeconomia Aplicada.

Faça parte também do nosso grupo especial de compartilhamento de códigos Clube AM

 

Receba diretamente em seu e-mail gratuitamente nossas promoções especiais
e conteúdos exclusivos sobre Análise de Dados!

Assinar Gratuitamente