[Focus] Expectativa para a Selic cai para 5,25%

A semana é marcada pela divulgação de alguns indicadores importantes na macroeconomia. Amanhã, o Banco Central divulga a ata do COPOM, onde detalha a decisão de reduzir o juro básico em 50 pontos-base na quarta-feira passada. Também amanhã é divulgada a produção de veículos, item que antecipa o resultado da produção industrial. Na quarta-feira, o IBGE divulga as vendas do varejo, na quinta, o IPCA e na sexta, a PMS.

A expectativa em relação à ata do COPOM é que haja algum detalhamento sobre o tamanho desse ciclo de corte. No comunicado pós-decisão, o Comitê se comprometeu com mais um ajuste de 50 pontos, o que levaria a taxa básica para 5,5%. No mercado, entretanto, houve ajuste para a Selic esperada no final do ano para 5,25% a.a. A expectativa para as demais variáveis se manteve constante.

Ao longo da semana aqui na Análise Macro, vou falar um pouco sobre esses indicadores e como podemos usar o R para analisá-los. Para isso, fique atento às nossas redes sociais:

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Medindo o Hiato do Produto do Brasil usando Python

Uma medida extremamente importante para a avaliação econômica de um país é o Hiato do Produto. Neste post, realizamos uma comparação das diferentes formas de estimação dessa variável não observável utilizando o Python como ferramenta de análise de dados.

Como analisar a contribuição para a Volatilidade de uma carteira de ações usando Python

A contribuição para a volatilidade fornece uma decomposição ponderada da contribuição de cada elemento do portfólio para o desvio padrão de todo o portfólio. Em termos formais, é definida pelo nome de contribuição marginal, que é basicamente a derivada parcial do desvio padrão do portfólio em relação aos pesos dos ativos. A interpretação da fórmula da contribuição marginal, entretanto, não é tão intuitiva, portanto, é necessário obter medidas que possibilitem analisar os componentes. Veremos portanto como calcular os componentes da contribuição e a porcentagem da contribuição. Vamos criar as respectivas medidas usando a linguagem de programação Python.

Analisando o impacto fiscal de propostas legislativas com IA

Todos os anos milhares de proposições legislativas são geradas na Câmara dos Deputados e Senado Federal, o que dificulta o trabalho de monitoramento feito por economistas, jornalistas e analistas de mercado. No entanto, ao empregar técnicas de engenharia de prompt e IA, podemos analisar estas milhares de proposições em questão de segundos. Neste exercício mostramos o caminho para esta automatização usando o Python.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.