Relatório AM #6 - Núcleos de inflação

Ao longo das últimas semanas, temos dado ênfase aqui no Relatório AM à discussão da inflação no cenário nacional. Na semana passada, a reunião do COPOM confirmou aquilo que esperávamos, com aumento da taxa básica de juros para 4.25% e nenhuma menção à normalização parcial. Isso é resultado da persistência da trajetória da inflação, de modo que seu nível atual não pode ser atribuído somente a choques. Para elucidar isso, vamos falar mais a fundo sobre como têm se comportados os núcleos da inflação nos últimos meses.

O monitoramento dos preços da economia através de núcleos de inflação é uma prática muito comum atualmente, pois facilita o isolamento dos fenômenos reais (os choques) e dá maior transparência para as decisões da política monetária, facilitando a convergência das expectativas no regime de metas de inflação. No Brasil, temos 7 núcleos: 4 de exclusão (IPCA-EX0, 1, 2 e 3), 2 de médias aparadas (MA e MS), e o núcleo de dupla ponderação (DP). Observando os resultados de cada núcleo separadamente, verificamos que o resultado geral da inflação não pode ser atribuído a setores específicos da economia, e não é resultado de choques em itens específicos de alta volatilidade:

Outra maneira de analisar o comportamento da inflação é através do índice de difusão. Esse valor é simplesmente o percentual de itens do IPCA que teve variação positiva nos seus preços no período. Como cada item possui o mesmo peso, valores altos do índice indicam que o aumento dos níveis de preços é realmente generalizado, configurando a inflação por definição, e sem a possibilidade de influência de choques exacerbados em itens específicos sobre o valor final. Abaixo, podemos ver que ao longo de 2020 o índice teve grande aumento, com a média móvel se mantendo em trajetória crescente até as últimas observações:

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Comente o que achou desse artigo

Outros artigos relacionados

Deploy de modelos com Python + Shinylive + GitHub gastando ZERO reais

Colocar modelos em produção pode ser um grande desafio. Lidar com custos monetários, infraestrutura operacional e complexidades de códigos e ferramentas pode acabar matando potenciais projetos. Uma solução que elimina todos estes obstáculos é a recém lançada Shinylive. Neste artigo mostramos um exemplo com um modelo de previsão para o preço do petróleo Brent.

Como automatizar tarefas repetitivas usando Python? Um exemplo para largar o Excel

Manter relatórios diários com dados e análises atualizados é um desafio, pois envolve várias etapas: coleta de dados, tratamento de informações, produção de análises e atualização de relatório. Para superar este desafio algumas ferramentas como Python + Quarto + GitHub podem ser usadas para automatizar tudo que for automatizável. Neste artigo mostramos um exemplo com dados do mercado financeiro.

Criando um Dashboard de análise de Ações no Python

Um Dashboard é um painel de controle que consolida uma variedade de informações sobre um determinado objeto de estudo em um ou mais painéis. Ele simplifica significativamente o processo de análise de dados, oferecendo uma visão global e fácil de entender. Uma maneira simples de construir um Dashboard para acompanhar uma ação específica é utilizando duas ferramentas: Quarto e Python. Neste post, mostramos o resultado da criação de um Dashboard de Ação.

como podemos ajudar?

Preencha os seus dados abaixo e fale conosco no WhatsApp

Boletim AM

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins semanais diretamente em seu e-mail.